Categoria aprovou proposta da empresa, que reduz a jornada de trabalho de forma escalonada até 2022 sem diminuir os salários. Decisão também engloba trabalhadores da Auttar Hut e SMPS, do mesmo grupo econômico.
Há cerca de 10 anos, o Sindppd/RS tem pautado constantemente a redução da jornada de trabalho para 40h semanais nas campanhas salariais do Setor Privado da TI no Rio Grande do Sul. Esta reivindicação, junto com o reajuste dos salários e dos benefícios e a manutenção dos direitos, estão entre as principais reivindicações da nossa categoria.
Frente à intransigência do SEPRORGS (sindicato das empresas de TI) em nem sequer discutir a pauta, o Sindppd/RS vem buscando a negociação das 40h semanais sem redução dos salários direto com as empresas da TI. Insistimos com a GetNet há anos, pois emprega cerca de 500 pessoas, sendo uma das maiores do setor em Porto Alegre e região metropolitana, e registra lucros milionários ano após ano. A empresa também já adota as 40h semanais desde 2011 em São Paulo, quando a categoria, com greve, conquistou a redução da jornada para o conjunto do Setor Privado naquele estado. Ou seja, se a GetNet conseguiu implementar a jornada reduzida lá também pode no Rio Grande do Sul.
Por meio da negociação do PLR em 2019, o sindicato conseguiu uma brecha para pressionar pela negociação das 40h. A GetNet apresentou uma proposta no ano passado que, além da redução da jornada, previa retirada de outros direitos dos trabalhadores. O Sindppd/RS discordou e, após várias tratativas, a empresa formalizou uma oferta que realmente fosse um avanço aos seus funcionários.
A GetNet reapresentou uma proposta neste ano, incluindo as empresas Auttar Hut e SMPS, do mesmo grupo, apenas de redução da jornada. De forma escalonada, prevê adotar as 42h semanais a partir de 1º de Junho de 2021 e, as 40h, em 1º de Janeiro de 2022, sem reduzir os salários. Esta proposta foi aprovada, por unanimidade, pelos trabalhadores na assembleia realizada nessa 2ª feira (24/05). O acordo é para 2 anos e também formaliza a prática já implementada pela empresa de estender o benefício de auxílio-creche a pais e mães que optam por contratar babás ou cuidadores autônomos.
O Sindppd/RS felicita os trabalhadores e as trabalhadoras da GetNet, da Auttar Hut e da SMPS por esta importantíssima conquista das 40h semanais sem redução dos salários. É um benefício à saúde e à qualidade de vida dos trabalhadores, que com seu trabalho e seu conhecimento geram lucros milionários às empresas, que pouco dividem, do montante, com os funcionários.
Conquistamos as 40h semanais após mais de 10 anos de organização e de luta, não veio de graça, colegas. Vamos festejar e, também, fortalecer o nosso sindicato pra que continue na defesa dos nossos direitos e empregos e por avanços. Uma forma de garantir o Sindppd/RS na ativa é se sindicalizando. A mensalidade é no valor de 1% do salário-base do trabalhador, descontado direto do contracheque. Para se sindicalizar, preencha a ficha (neste link), gere o PDF e envie para secretariageral@sindppd-rs.org.br ou secretariageral@sindppd-rs.org.br.
Sindicalize-se! À luta, sempre!
Sindppd/RS
Faça um comentário