Thoughtworks faz demissão em massa no Brasil
— 3 março, 2023 - 17:53
267
A empresa Thoughtworks demitiu, pelo menos, 200 trabalhadores e trabalhadoras em todo o país. No Rio Grande do Sul, foram demitidos 30 funcionários lotados na capital Porto Alegre. Após contato com sindicatos de trabalhadores de TI de outros estados, também confirmamos demissões em São Paulo e Pernambuco.
O Sindppd/RS foi informado da decisão em 27 de Fevereiro, mesmo dia em que ocorreram as demissões, por um e-mail enviado pela empresa. De acordo com o comunicado que recebemos da gerência local, os cortes se devem à recessão econômica no mercado em que a Thoughtworks está inserida e irão acontecer em outros países, em escala global.
A empresa ainda avisou ao Sindppd/RS que, além de pagar as verbas rescisórias, irá estender a concessão de alguns dos benefícios pelo prazo de três meses.
A Thoughtworks tem cerca de 400 trabalhadores e trabalhadoras no Rio Grande do Sul. A demissão de 30 colegas representa um corte de 7,5% em seu pessoal aqui no estado. O Sindppd/RS recebe a decisão com indignação, pois entende que as empresas não deveriam se utilizar das demissões quando reduzem seus lucros e sim cortar em outras fontes e especialmente nos altos executivos.
Além disso, mesmo após a prejudicial Reforma Trabalhista de 2017, o entendimento geral da Justiça é de que as demissões em massa devem ser comunicadas COM ANTECEDÊNCIA pelas empresas para que os sindicatos possam negociar condições mais favoráveis a fim de amenizar um pouco os impactos financeiros e psicológicos das demissões na vida dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Nesse sentido, o Sindppd/RS já está em contato com a empresa buscando uma reunião para avaliar o impacto das demissões e tratar de garantias. Também estamos em contato com os trabalhadores demitidos. Assim que tivermos novas informações, atualizaremos aqui pelo site.
Sindppd/RS
Faça um comentário