SETOR PRIVADO – Terra Networks: trabalhadores aprovam acordo que pode reduzir ou suspender a jornada de trabalho e salários (MP 1045/2021), mas adiciona vantagens à MP
— 27 maio, 2021 - 18:28
91
Os trabalhadores do Terra Networks do Rio Grande do Sul aprovaram, em assembleia realizada nessa 3ª feira (25/05), o acordo proposto pela empresa que reduz a jornada de trabalho e os salários em 25%. A medida está regulamentada na MP 1045/2021 do Governo Bolsonaro, a qual é bem semelhante à MP 936 de 2020.
No acordo negociado entre o Sindppd/RS e o TerraNetworks, está previsto o pagamento, pela empresa, de uma verba indenizatória complementar ao Benefício Emergencial da MP 1045/2021 aproximando, desta forma, os novos valores ao salário líquido mensal que o trabalhador normalmente receberia. Também consta uma garantia do emprego enquanto vigorar a redução salarial ou a suspensão dos contratos de trabalho e depois, por igual período de vigor da medida.
O acordo específico do Terra Networks tem prazo de até 120 dias, podendo ser prorrogado. Embora esteja prevista a suspensão dos contratos de trabalho, a direção da empresa informou ao sindicato que, neste momento, não tem planos de aplicar esta medida aos trabalhadores do Rio Grande do Sul.
No ano passado, o Terra Networks implementou acordo de mesmo teor aos trabalhadores, após aprovação da categoria. Na época, o sindicato negociou alguns itens com a direção do TERRA a fim de tornar o acordo menos lesivo aos colegas. Este acordo relacionada à MP 1045/2021 não substitui e nem anula o ACT específico (Acordo Coletivo) que o Sindppd/RS negocia e assina anualmente, após aprovação dos trabalhadores, com a direção do TERRA Networks.
Sindppd/RS
- Compartilhe esse artigo:
-
-
Faça um comentário