SETOR PRIVADO – Prefeitura de Canoas: trabalhadoras de empresa terceirizada estão com salários atrasados há 10 dias

0 305
image_pdfimage_print

 

O sindicato reuniu com as trabalhadoras durante essa quinta-feira (16/03) para ouvir diretamente delas todos os problemas que enfrentam com a empresa Multiágil. Essa terceirizada foi contratada pela prefeitura de Canoas para desempenhar as funções do teleagendamento de consultas da população do município.

Recebemos a informação de que a Multiágil, além de não cumprir com suas obrigações básicas como pagamento dos salários (o prazo limite venceu no último dia 07/03/2017) e dos vales refeição e transporte, dentre outras obrigações, passa a fazer ameaças àquelas que eventualmente não possam comparecer ao trabalho por não disporem de dinheiro para o deslocamento, alimentação etc.

Preliminarmente, é necessário afirmar que este procedimento de assédio moral da Multiágil a essas trabalhadoras, com ameaça de demissões para quem não comparecer ao trabalho com seu dinheiro (ou seja, as trabalhadoras financiando a atividade da empresa) é absolutamente ILEGAL. Poderá ser objeto de denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho da 4ª Região, ramo do Ministério Público da União, que tem como atribuição principal fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público (mais detalhes em: http://www.prt4.mpt.mp.br/mpt-rs/atribuicoes).

 

 

Audiência com a Secretária da Saúde

Devido à gravidade da situação vivida por essas trabalhadoras, que chegam a aproximadas 45 pessoas, representantes do Sindppd/RS também foram nessa quinta-feira à tarde na Secretaria de Saúde do município, para tentar uma audiência diretamente com a secretária, Sra. Rosa Maria ​​Groenwald. Essa iniciativa restou frustrada, pois recebemos a informação de que ela estaria em um compromisso com o prefeito.

N​esta sexta-feira (17/03), falamos com a secretária por telefone, que nos informou que já estava tratando do assunto e que, assim que possível, daria um retorno para o sindicato.

 

 

Multiágil, um nome novo para um problema antigo

Como já divulgamos neste espaço várias vezes, os problemas causados aos trabalhadores pelas empresas terceirizadas passaram de todos os limites. Na prefeitura de Canoas, somente com aqueles trabalhadores vinculados ao nosso sindicato, recentemente tivemos a situação gravíssima da empresa GSH, que antecedeu à Multiágil neste contrato, com pendências que estão sendo cobradas até hoje em todas as esferas, sejam elas judiciais ou extrajudiciais.

A prefeitura não pode simplesmente lavar as mãos, afirmando que não paga as faturas da Multiágil ​(ver nota no link: ​http://www.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/124785​) e continuar a exigir que essas trabalhadoras compareçam ao trabalho, que nós sabemos que é importante para a população do município, pagando do seu bolso o transporte, a alimentação e outros compromissos pessoais, enquanto os sócios da Multiágil se “atrapalham” com a administração dos seus diversos contratos de terceirização.

Embora a secretária de Saúde, Rosa​ Groenwald​, tenha afirmado que já está tratando do assunto​ e que tão logo fosse possível, daria um retorno para o sindicato, insistimos que a prefeitura precisa utilizar o seu poder como tomadora dos serviços e resolver esse impasse imediatamente​. É urgente que ocorra o pagamento dos salários e demais direitos trabalhistas para quem já trabalhou por mais de 45 dias sem receber nada​ até agora. É essa a expectativa dessas trabalhadoras.

 
Sindppd/RS

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br