SETOR PRIVADO – Plansul e Stefanini também implementam demissões coletivas

3 753
image_pdfimage_print

 

A exemplo da RBS, que ainda no mês de Maio realizou várias demissões coletivas, as empresas PLANSUL e STEFANINI também seguiram este mesmo caminho, sem dar a menor satisfação ao sindicato como exige a legislação trabalhista vigente.

Mais uma vez, o Sindppd/RS tomou conhecimento da ilegalidade somente por meio do sistema de agendamento que as empresas utilizam para marcar a homologação das rescisões contratuais junto ao sindicato. De forma sorrateira, as três empresas tentaram burlar a legislação, marcando as homologações dentro dos limites diários que o aplicativo oferece, qual seja, de 3 homologações por empresa. Ressaltamos no entanto, que este limite é meramente operacional, não desobrigando as empresas quanto ao cumprimento da legislação naquilo que refere às demissões coletivas.

Considerando esses fatos, PLANSUL e STEFANINI foram notificadas acerca da ilegalidade cometida (clique nos nomes das empresas para ver os ofícios entregues pelo sindicato) para se pronunciarem no sentido de encaminhar as tratativas com o Sindppd/RS, o que deveria ter sido feito previamente às demissões. Ressaltamos que enquanto não se resolverem essas questões, as homologações das demissões dessas duas empresas estão suspensas (além das da RBS, que prosseguem em suspenso).

 

 

Terceirizações = Precarização

É importante destacar que neste momento em que nosso país vive, em meio à aprovação da PL 4330 das Terceirizações na Câmara dos Deputados, empresas como PLANSUL e STEFANINI, que têm a terceirização como suas atividades principais, estão entre as campeãs em descumprimento da legislação trabalhista em nosso estado. São incontáveis as denúncias já feitas contra essas empresas, além de ações trabalhistas na Justiça. Não por acaso, os trabalhadores dessas duas empresas protagonizaram greves, em mais de uma oportunidade, por conta de várias reivindicações não atendidas assim como o descumprimento da legislação.

Por tudo isso, reforçamos a necessidade para que a nossa categoria, juntamente com os demais trabalhadores do nosso país, se juntem pela NÃO aprovação da PL 4330. Se do jeito que está hoje a situação dos trabalhadores já é insustentável, imagine com a liberação integral da terceirização. Como já foi falado por vários estudiosos, caso seja aprovado este PL, os trabalhadores serão submetidos a condições semelhantes à escravidão.

Precisamos nos mobilizar para derrotar a PL 4330 e as MPs 664 e 665, que também atacam os direitos dos trabalhadores. A barbárie precisa ser barrada!

 
Sindppd/RS

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

3 Comentários

  1. michelle 2 junho, 2015 - 8:26 à 8:26

    Trabalhava na PLansul e fui demitida em 22\4, minha homologação fico marcada para o dia 19/06, com essa notificação a minha homologação foi cancelada?

  2. Vivian 10 junho, 2015 - 14:02 à 14:02

    Fui demitida da Stefanini 4 de maio, me demitiram eu estando com doença funcional, tenho como provar pois fiz uma ecografia da mão uma semana antes se ser demitida onde diz eu estar com tendinite, agora me informaram que minha homologação será somente em julho, não tenho como pegar meu fundo e nem dar entrada no seguro, estou sendo muito prejudicada em razão disso!

    • sindppd 10 junho, 2015 - 17:11 à 17:11

      Vivian,

      por favor, entre em contato com a nossa assessoria jurídica nos plantões, nos seguintes dias e horários: http://www.sindppd-rs.org.br/juridico/
      A assessoria poderá lhe dar mais informações e ajudar nessas questões que colocastes.

      Att.
      Sindppd/RS

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br