Na tarde dessa 5ª feira (17/11), representantes do Sindppd/RS e do SEPRORGS (entidade patronal, das empresas de TI do RS) realizaram a 1ª mesa de negociação na sede do sindicato dos trabalhadores e das trabalhadoras, em Porto Alegre (RS).
CLIQUE AQUI para ver a ata
Os representantes do SEPRORGS vieram para a reunião para tirar dúvidas e esclarecer questões que tinham em relação à pauta de reivindicações dos trabalhadores e das trabalhadoras. Comprometeram-se em avaliar a pauta e dar um retorno na próxima mesa, que ficou marcada para 30 de Novembro, às 16h, no Sindppd/RS. Nesta mesma ocasião, a patronal também irá apresentar suas considerações.
O Sindppd/RS reforçou as reivindicações da categoria, que quer os reajustes econômicos dos salários e benefícios, entre outros avanços; a redução da jornada de trabalho para 40h semanais, já adotada em outros estados como SP, RJ, PR e PE; e melhorias nas condições de trabalho.
O INPC para a nossa data-base 1° de Novembro fechou em 6,46%, índice abaixo do registrado durante boa parte de 2022 e, portanto, não representa a desvalorização real que os trabalhadores e as trabalhadoras tiveram em seus rendimentos neste período. O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgou, nessa semana, levantamento mostrando que itens importantes para a sobrevivência da população aumentaram mais que o INPC no período abrangido pela Convenção Coletiva da categoria (1°/11/2021 a 31/10/2022). Estão na lista água, gás, creche, plano de saúde, cesta básica e a alimentação em restaurante (que se refere ao vale-refeição).
Reproduzimos, abaixo, o quadro divulgado pelo DIEESE:

O Sindppd/RS aguarda prontamente o retorno do SEPRORGS. Esperamos que as negociações sejam ágeis e objetivas, sem se arrastarem por meses e que tratem REALMENTE do que importa, que são as reivindicações dos trabalhadores. Afinal, o setor da TI segue em expansão no país e tem registrado grande lucro, é momento de os empresários dividirem seus ganhos com quem produz, que são os trabalhadores e as trabalhadoras!
Sindppd/RS
4 Comentários
Como o INPC fechou em 6,46%, esse será o valor de reajusta dos salários que o sindicato irá buscar?
Olá,
INPC é a reposição da inflação. Além disso, o sindicato também pediu aumento real. São alguns dos itens que queremos negociar com o SEPRORGS. Pauta completa está nesta matéria: http://www.sindppd-rs.org.br/setor-privado-20222023-pauta-de-reivindicacoes-protocolada-mas-seprorgs-ira-responder-somente-na-2a-metade-de-novembro/
Att. Sindppd/RS
Boa, no mínimo mais 3% de aumento real, o ajuste deve ficar no mínimo entre 9 e 10%. Vamos lá !!!
Como o setor de Tecnologia diariamente está em desenvolvimento, e podendo realizar suas tarefas em qualquer local que tenha internet, por qual motivo as empresas não aderem ao modo home ou hibrido, visando que sua economia com água, luz e vários outros itens seria grande, assim como o bem estar do seu colaborador que com certeza prefere trabalhar de casa e evitar o tempo de deslocamento e o trânsito até seu local de trabalho.
É uma dica para as empresas e para o sindicato se fizerem uma enquete sobre este assunto com certeza verão que os colaboradores trabalham mais felizes e com maior eficácia de seus lares ou de qualquer outro local onde tenha internet.