
Setor Privado 2022/2023: Na 3ª mesa de negociação, SEPRORGS nega avançar na valorização da TI Gaúcha
— 15 dezembro, 2022 - 11:10 6 2230Representantes do Sindppd/RS e do SEPRORGS se reuniram ontem (14/12) à tarde, em Porto Alegre (RS), para tratarem da Campanha Salarial 2022/2023.
O sindicato dos empresários se mantém intransigente em negociar qualquer avanço que represente melhoria nas condições de trabalho, tais como a redução da jornada para 40h, INPC com ganho real e avanço no piso do auxílio-creche, entre outros itens importantes para os TRABALHADORES e as TRABALHADORAS de TI do Rio Grande do Sul.
O Sindppd/RS fez um esforço grande e construiu uma proposta que foi apresentada na 2ª reunião de negociação, que contemplava as principais reivindicações da categoria e levava em conta, também, algumas propostas dos empresários: a redução da jornada de trabalho de 40h semanais – até mesmo de forma escalonada; reajuste da inflação e algum ganho real nos salários e nos benefícios; ampliação dos pisos no auxílio-creche e a inclusão dos pais, a fim de beneficiar mais colegas; criação de um piso menor para analistas de sistema sem formação acadêmica e sem experiência na função, com prazo de validade de um ano (proposta solicitada pelos empresários), entre outros temas. Esta proposta, de conjunto, poderia trazer a valorização da TI gaúcha, auxiliando para que as empresas tivessem mais condições de manter os melhores profissionais nos seus quadros.
No entanto, os empresários do SEPRORGS negaram TUDO e, mais uma vez, insistem em conceder o reajuste pelo INPC em troca da retirada de cláusulas da Convenção Coletiva. Recusam-se a pensar grande, pensar em melhorias na qualidade de vida de quem trabalha, pensar em inovação de verdade e não em inovação fake, pois inovar é pensar muito além de aumentar a conta bancária das empresas. E tudo isso acontece num estado que virou sede do South Summit, de uma cidade que se gaba de ter criado o Instituto Caldeira, de ter empresas unicórnio e tantas outras propagandas ilusórias.
Divulgamos AQUI a ata da reunião de ontem, que de forma proposital, por parte do sindicato dos empresários, apenas “cumpre tabela”, sem retratar o debate real que tivemos.
Uma nova mesa de negociação com o sindicato patronal está marcada para a próxima 5ª feira (22/12) à tarde, na sede do Sindppd/RS. O sindicato solicitou dos empresários que tragam resposta concreta para esta reunião: paguem o INPC integral nos salários e benefícios e renovem toda a Convenção Coletiva imediatamente para que a categoria não tenha mais perdas, ou o sindicato irá buscar mediação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para que um terceiro nos ajude a sair dessa situação de intransigência dos empresários do SEPRORGS.
Seguimos firmes na luta dos trabalhadores e das trabalhadoras da TI!
Seguimos firmes na luta dos trabalhadores e das trabalhadoras da TI!
Sindppd/RS
A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.
6 Comentários
Realmente é um absurdo essa posição do SEPRORGS. Nunca vamos conseguir mais do que o INPC pois as empresas so visam lucro cada vez maior e maior e os trabalhadores são descartáveis e facilmente substituíveis quando procuram algum aumento ou maiores direitos. Enfim, se conseguirem pelo menos o reajuste do INPC, sem que a gente perca NENHUM direito já está de bom tamanho. Assim não ficamos no prejuízo (mais ainda).
Pelo visto os trabalhadores do RS terão que buscar as alternativas de trabalho remoto em outro estado, o mercado esta aquecido e oportunidade de trabalho com melhores condições e valorização do profissional não falta.
empresários sendo empresários, só olham o bolso deles e que se danem os funcionários.
depois reclamam por que os funcionários abandonam os empregos e vão trabalhar para empresas de outros países
Enquanto o isso, o diretor da empresa que trabalho está colocando na folha de pagamento o cargo ”Piloto de Aeronave” pro seu jatinho particular.
Não preciso nem falar desse afronte, visto que os funcionários são obrigados a viajar 2 ou 3 estados de ônibus…
Assim que virar o ano, vou procurar uma empresa de SP para trabalhar, o RS infelizmente vai ficar pra trás.
O SEPRORGS irá resistir e resistir…até oferecerem somente o INPC pagar ganhar no cansaso!
Pode ter certeza que isso é o que irá acontecer!
Vamos para o TRT direto !!
Não percam tempo em tentar negociar com quem não quer.
SEPRORGS não esta nem ai …. vai vir a 4° a 5° … a 10° rodada de negociação e nunca vamos avançar, todo ano é assim.
SEPRORGS é uma vergonha