Representantes do SEPRORGS (sindicato dos empresários) e do Sindppd/RS realizaram a primeira mesa de negociação da Campanha Salarial 2020/2021 do Setor Privado de TI. A reunião ocorreu nessa 2ª feira (9/11), de forma presencial, na sede do sindicato patronal em Porto Alegre (RS). Todas as medidas de segurança contra a pandemia do Coronavírus foram observadas pelos presentes.
Sem causar surpresa, o SEPRORGS não respondeu a NENHUMA reivindicação dos trabalhadores (CLIQUE AQUI para relembrar a pauta), com destaque ao reajuste salarial e dos benefícios, clausulamento do PLR e redução da jornada para 40h semanais. O sindicato patronal trouxe à mesa a pauta dos empresários, que é composta de exclusões e alterações de cláusulas da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) que apenas trazem PREJUÍZOS aos trabalhadores.
CLIQUE AQUI para acessar a ata da 1ª mesa de negociação
Principais itens que o SEPRORGS quer:
# Reduzir ainda mais o adicional noturno, passando para 20%, que é o previsto pela CLT;
# Limitar o número de quinquênios para somente três;
# Diminuir o número de pisos salariais constantes na CCT, o que se desdobrará em redução nos salários para algumas funções que temos atualmente na Convenção;
# Diferenciar valores de pisos salariais e do auxílio alimentação pagos aos trabalhadores de Porto Alegre e do interior do estado – o que irá acarretar em redução dos valores, especialmente, aos colegas do interior;
# Adequar as cláusulas que foram atingidas pela suspensão dos contratos de trabalho, medida prevista durante a pandemia do Coronavírus;
# Aumento do banco de horas;
# Estender o controle alternativo da jornada para empresas com 44h semanais (na campanha passada, o Sindppd/RS negociou esta opção para as empresas com jornada de 40h semanais);
# Excluir a ultratividade (item que garante a validade de todas as cláusulas da Convenção Coletiva até que uma nova seja assinada) e a homologação de rescisão dos contratos de trabalho que ainda ocorrem no Sindppd/RS.
O Sindppd/RS prosseguirá insistindo que não aceita retirada de direitos! Queremos recomposição dos salários e benefícios e avançar em reivindicações históricas, como as 40h semanais.
Mesmo em meio à retração da economia e à pandemia do Coronavírus, o sindicato fechou acordos direto com as empresas do Setor Privado em que reduz jornada. Essas experiências mostram serem positivas para ambos os lados, trabalhadores e empresas.
A próxima reunião de negociação com o SEPRORGS está marcada para 19 de Novembro, às 16h.
Acompanhem as notícias da Campanha Salarial 2020/2021 e do sindicato, e nos ajude a divulgar!
Sindppd/RS
5 Comentários
mais um ou dois anos, até fechar
Lá por Agosto de 2021 vamos receber a notícia de que “Graças ao ótimo trabalho dos camaradas do sindicato”, conseguimos a reposição pela inflação.
kkkkkk
Faz 10 anos que é a MESMA ladainha.
Dá pra explicar melhor o que seria isso?
– Limitar o número de quinquênios para somente três;
Os trabalhadores passam a receber um valor a mais a cada 5 anos trabalhados em uma mesma empresa. Limitar a 3 significa que, se aprovado, os trabalhadores receberiam 3 quinquênios, independente de estarem mais de 15 anos numa mesma empresa ou não (15 resulta de 3 quinquênios, 1 a cada 5 anos).
Conseguimos esclarecer? Se ainda restar dúvida, nos diga.
Att. Comunicação Sindppd/RS
Não vão se prestar nem pra responder o que questionei acima?
E pq não mobilizaram algo agora para novembro, que é black friday e a TI está super em cima disso agora?