SERPRO – SERPRO Porto Alegre tem confirmação de 4 casos de COVID-19 em Outubro. Situação preocupa

0 211
image_pdfimage_print

 

Em virtude da ação do “Retorno Seguro” – iniciativa  definida unilateralmente pelo SERPRO para lidar com o retorno das atividades presenciais de seus empregados – durante este mês, há a confirmação da ocorrência de 4 casos de COVID-19 junto aos trabalhadores na Regional gaúcha até este momento.

Ainda que a empresa alegue monitorar e agir de maneira pró-ativa em relação ao seu procedimento adotado e aplicado, a verdade é que ao retornar do isolamento recente, imposto e validado em atividades profissionais em Home Office, as pessoas estão sujeitas ao maior risco de contágio. Isso, por diversos aspectos que são fator de transmissão do vírus, cabendo pontualmente destacar:

– Uso de transporte coletivo (ônibus, trem e lotação);
– Deslocamento externo para alimentação (não há refeitório operante);
– Exposição a agentes e fatores urbanos/sociais (áreas de circulação e convívio);
– Comprometimento das pessoas em realizar e cumprir os protocolos sanitários.

 

Lamentavelmente, também há evidências de que entre os trabalhadores que já retornaram ao presencial, ocorrem casos de pessoas com comportamento não aderente, de maneira integral e total, com os procedimentos impostos pela empresa: uso de máscara facial, higienização pessoal e de sua bancada de trabalho, e menor convívio social.

Frente ao importante número de trabalhadores infectados pela COVID na Regional, questionamos a direção da empresa se vale a pena correr riscos ou repensar a sua prática da necessidade do retorno presencial, dado o cenário realista que está acontecendo no prédio em Porto Alegre. Não é prudente retornar todos os trabalhadores possíveis para o Home Office? Por outro lado, pedimos encarecidamente aos colegas que respeitem os protocolos, usem máscara e se vacinem. Acreditar na ciência e praticar a solidariedade é o caminho para garantir a vida.

A OLT e o sindicato, em conjunto com a CIPA, estão atuando para que seja garantida a proteção aos colegas que estão em trabalho presencial.

 

OLT POA e Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br