PROCERGS: PEC da privatização é aprovada pela Assembleia Legislativa. A resistência continua!

0 161
image_pdfimage_print

 

A Assembleia Legislativa aprovou, na 3ª feira (1/06) à noite, a PEC 280/2019, que retira a obrigatoriedade de o governo estadual ter que realizar plebiscito para privatizar a CORSAN, o BANRISUL e a PROCERGS. Este foi o 2º turno da votação, portanto a proposta está definitivamente aprovada.

A PEC 280/2019, de autoria do deputado estadual Francisco Turra (PP), contou com 35 votos favoráveis e 18 contrários. No 1º turno foram 33 votos a favor da PEC e 18 contrários. A diferença de 2 votos nessa 3ª feira se deve ao retorno de dois deputados da base governista para garantir a aprovação: Any Ortiz (Cidadania), que interrompeu a licença-maternidade para participar da sessão, e o deputado Beto Fantinel (MDB), recuperado de complicações da COVID-19.

O Sindppd/RS e a CT PROCERGS estiveram na luta contra a aprovação da PEC da privatização. Junto aos valorosos trabalhadores da CORSAN, dos bancários do BANRISUL e de seus sindicatos, o Sindiágua e o Sindbancários/ FETRAFI -RS, participamos desde 2019 das articulações e dos comitês em defesa das empresas públicas criadas no interior do estado.  Estivemos presentes em vários debates online para denunciar esta PEC e o projeto de privatização das empresas públicas promovido pelo Governo Eduardo Leite. Também participamos dos atos de rua realizados recentemente e com todos os cuidados sanitários em Porto Alegre (RS).

 

210525abraco_banrisul210525abraco_banrisul2
Sindppd/RS participa de ato e abraço simbólico na agência central do Banrisul contra a PEC 280/19 em 25 de Maio de 2021

 

Por hora, perdemos a condição de obrigatoriedade do plebiscito, mas seguimos na LUTA contra a privatização da CORSAN, do BANRISUL e da PROCERGS. Em defesa dos nossos direitos, dos nossos empregos e das empresas públicas que prestam serviços importantes a todos os gaúchos!

Aos deputados e deputadas que de forma covarde, em meio à pandemia, votaram pela RETIRADA DO DIREITO do POVO de DECIDIR, devem saber que não esqueceremos o que fizeram e os denunciaremos em todos os espaços possíveis. Esta decisão poderá ser questionada pelas entidades dos trabalhadores no judiciário.

 

 

Agradecemos, ainda,  aos deputados estaduais que votaram NÃO à PEC 280/2019! A luta continua! São eles:

PT
Edegar Pretto
Fernando Marroni
Jeferson Fernandes
Luiz Fernando Mainardi
Pepe Vargas
Sofia Cavedon
Valdeci Oliveira
Zé Nunes

PDT
Eduardo Loureiro
Gerson Burmann
Juliana Brizola
Luiz Marenco

PSOL
Luciana Genro

PSB
Elton Weber

MDB
Patrícia Alba

PSL
Capitão Macedo

DEM
Dr. Thiago Duarte

PL
Airton Lima

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br