PROCERGS – Informe sobre fechamento das regionais e promoções

0 50
image_pdfimage_print


Colegas da
PROCERGS,

segue informe da CT (comissão de trabalhadores) e do sindicato sobre o fechamento das regionais e das promoções. Leiam com atenção. Qualquer dúvida ou comentário, entrem em contato com a comissão ou com os diretores do sindicato.

 

FECHAMENTO DAS REGIONAIS

Novamente, e com muita força, surge a informação extraoficial do fechamento das 6 regionais  da PROCERGS. Até agora nada oficial, o que traz uma situação de insegurança e de profunda preocupação com todos os colegas atingidos. É importante lembrar que não faz muito tempo, em torno de 2 meses, que o sindicato e a CT realizaram uma reunião com a representação da empresa em que a pauta principal era o fechamento das regionais e, infelizmente, a direção da PROCERGS desautorizou a assinatura da ata daquela reunião por sua representação. Naquele momento já expressamos a contrariedade ao fechamento, a preocupação com os trabalhadores atingidos e a necessidade da empresa discutir abertamente o seu plano para as regionais e a sua proposta em relação ao que seria feito com os funcionários. Continuamos exigindo que a PROCERGS mantenha este importante braço no interior do estado para fortalecer a TI do RS junto às regiões, que não coloque em risco o emprego de nenhum colega e que, sob nenhuma hipótese, ocorram demissões.

Importante lembrar que elegemos um representante dos trabalhadores para o Conselho de Administração que SE COMPROMETEU PUBLICAMENTE, EM ASSEMBLEIA COM MAIS DE 200 COLEGAS, que iria fazer uma gestão na defesa do fortalecimento da PROCERGS PÚBLICA e dos empregos e direitos dos trabalhadores e que daria relatos sobre os principais temas em debate sobre o futuro da empresa. No entanto, após eleito, desapareceu dos debates e descumpriu suas promessas. Não esqueceremos!

 

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PROMOÇÕES EM MAIO/2021

Vamos ser claros e diretos sobre este tema: é MUITO importante lembrar que este percentual de 1% aplicado para as promoções é o dobro do que vinha sendo praticado antes da greve. Foi uma CONQUISTA dos que acreditaram na luta, os trabalhadores GREVISTAS, que enfrentaram uma greve muito longa e difícil. Uma alternativa construída por conta da retirada dos ATS, e vale lembrar que os mesmos ainda contam até Dez/2021. Juntamente com as reposições de 2019, 2020 e de 2021, foi o que criou a condição de solucionar a paralisação.

Por meio da GREVE é que se conquistou avanços para todos os trabalhadores, inclusive para os que detêm FG. Vejam quantos chefes, gerentes e não grevistas estão na relação dos contemplados! Aliás, sempre fica uma dúvida: porque os FGs disputam a promoção por mérito se eles já recebem um valor extraordinário para remunerar os cargos que ocupam? Com isso, todo processo das avaliações e promoções fica maculado.

Podemos e devemos saudar a aplicação do 1% para as promoções no quadro, como exigência do ACT (Acordo Coletivo), embora seja menos do que batalhamos. Afinal este percentual, para uma empresa do porte e da grandeza em TI no RS e no Brasil como é a PROCERGS, é muito pouco. São históricas as enormes distorções nas aplicações de mérito, características constantes na empresa, que todos sabemos seguir existindo. E as mesmas ocorrem devido aos processos NADA TRANSPARENTES de avaliação, sem falar que mesmo o trabalhador tendo ótima avaliação funcional NÃO significa o direito à promoção.

Completam as irregularidades, ainda, a EXCLUSÃO TOTAL do processo de promoções; dos trabalhadores em REGIONAIS, independente dos seus cargos; e dos trabalhadores em cargos em extinção. Vejam que fizeram todo o processo de avaliação somente por formalidade para cumprir tabela, pois NÃO estavam concorrendo, em nenhum momento, a promoção, por ordem (e erro TRABALHISTA) desta  gestão da empresa – isso que as regionais têm méritos muito maiores que gerentes e chefes promovidos, com certeza. Por tudo isso, e mesmo com a verba conquistada aplicada, o processo de Avaliação de Mérito da PROCERGS é um fracasso, do ponto de vista de cumprir com um processo meritocrático.

Lembrando que na redação da cláusula conseguimos fazer constar que a verba de 1% deveria ser aplicada em todos os planos de cargos existentes na empresa, ou seja, para todos os cargos e setores. A discriminação feita pela gestão não tem guarida nem no ACT e nem na lei, certamente resultando em NOVOS PASSIVOS TRABALHISTAS, os quais não podem ser contabilizados ao sindicato e/ou aos trabalhadores, pois foi a gestão que os criou e continua mantendo.

Já são CENTENAS de processos perdidos pela empresa, mas a mesma está sempre reclamando e esquece que foi ela que deu causa a estes processos trabalhistas (esquece não, faz de conta que não é com ela).  
CLIQUE AQUI para acessar os ACT 2020/2021 e  2021/2022.

O trabalhador que está há muitos anos SEM PROMOÇÃO deve procurar e agendar consulta com a assessoria jurídica do sindicato (como proceder NESTE LINK) para conversar sobre a sua situação particular, verificar se seus direitos não estão sendo negligenciados novamente pela empresa. A assessoria jurídica do Sindppd/RS tem muita experiência neste tema e está à disposição dos trabalhadores para quaisquer esclarecimentos.

 

 

À luta,

CT PROCERGS e Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br