Capa Manu Melo.jpg

Manuela e Melo apresentam seus planos para a T.I. e sua visão sobre a Procempa e outras empresas públicas

0 348
image_pdfimage_print

Em reportagens no Jornal do Comércio veiculadas nessa semana, os dois candidatos no segundo turno à disputa da prefeitura de Porto Alegre responderam, entre outros assuntos, questões sobre a PROCEMPA e seus projetos para a T.I. da capital. Reproduzimos aqui parte das entrevistas e também os links para as entrevistas completas.

 

Inovação e tecnologia terão papel central, afirma Manuela

jr_191120___manuela__6_-9193738

Manuela D’ávila em Entrevista. Foto: JOYCE ROCHA/JC

“A candidata à prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila (PCdoB), quer transformar a Capital em uma referência em inovação e tecnologia. Para garantir os investimentos necessários, Manuela pretende utilizar a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e sua capacidade de ampliar o acesso à internet na cidade; os recursos do Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre (FIT), aprovado em março de 2020; e a parceria do Pacto Alegre, Tecnopuc e outras instituições privadas ligadas ao setor tecnológico.

No seu plano de desenvolvimento tecnológico, a Procempa desempenha um papel central. Devido à capacidade de fibra ótica já instalada pela companhia na cidade, a candidata argumenta que R$ 18 milhões são suficientes para expandir o acesso gratuito à internet wifi. “Quem quer ser a capital da inovação precisa investir para que as suas pessoas tenham acesso à internet. A inovação e a sustentabilidade garantem empregos bem remunerados para o nosso povo”, argumenta.
Nesta entrevista ao Jornal do Comércio, Manuela garante que manterá a Companhia Carris Porto-alegrense (Carris) e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) públicos. Ela também explicou que quer enviar, ainda durante a transição, um projeto que suspenda o aumento do IPTU programado para 2021. O reajuste está previsto na planta revisada pelo atual prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que já se comprometeu em enviar projetos do prefeito eleito durante a transição. Se o texto não for enviado em 2020, a suspensão não entra em vigor em 2021.” (trecho integral reproduzido de Jornal do Comércio)
 
Para acessar a entrevista completa de Manuela D’ávila (PC do B), clique AQUI para ir ao site ou AQUI para o PDF.
 
 

Sebastião Melo não descarta privatização de Carris e Procempa

“Candidato à prefeitura de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), ao comentar o futuro das três principais estatais da Capital – Companhia Carris Porto-alegrense (Carris), Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) -, disse não descartar a privatização da Carris e da Procempa. Embora tenha se comprometido em não privatizar a Carris na eleição de 2016, Melo justifica que agora cogita vender a companhia, porque “o mundo mudou, e eu também”. 

jr_191120___melo__34_-9194253

Sebastião Melo em Entrevista. Foto: JOYCE ROCHA/JC

 
Quanto à Procempa, o emedebista acredita ela deve ser submetida à concorrência da iniciativa privada. “Se ela se adaptar à concorrência, tudo bem. Se não se adaptar, tem que ver o que vamos fazer”, ponderou. Quanto ao Dmae, Melo não fala em privatização, mas sim em Parcerias Público-Privadas (PPPs) – com o objetivo de expandir o tratamento de esgoto e o abastecimento de água. Além disso, embora tenha sido vice-prefeito no segundo mandato de José Fortunati (na época PDT, 2013-2016) – quando o superávit do Dmae foi usado para pagar outras despesas da prefeitura -, Melo se compromete agora em não proceder da mesma maneira. É taxativo: “Não vou usar o dinheiro do Dmae para o caixa único”.
 
Nesta entrevista ao Jornal do Comércio, Melo também menciona que quer cancelar os aumentos do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) programados para 2022, 2023, 2024 e 2025. Entretanto, pretende manter o aumento previsto para 2021. Ele também manifestou confiança de que o governo federal vá comprar a vacina contra a Covid-19 e, com os devidos protocolos sanitários, garante que, se for eleito, vai abrir todo o comércio da Capital.” (trecho integral reproduzido de Jornal do Comércio)
 
Para acessar a entrevista completa de Sebastião Melo (MDB), clique AQUI para ir ao site ou AQUI para o PDF.
 
Sindppd/RS
sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br