PARTICULARES – Proposta do TRT está na mesa. Agora é contigo, Seprorgs.
— 27 abril, 2012 - 11:00 0 161Se os empresários continuarem com postura intransigente, os 2% de aumento real e a jornada de 40h voltarão à pauta.
O fechamento da campanha salarial 2011/2012 está nas mãos dos empresários de TI gaúchos e do Seprorgs (sindicato das empresas). O MPT (Ministério Público do Trabalho) já apresentou a proposta de mediação na audiência do dia 02 de Abril: aumento real de 1% a partir de março/2012, além do INPC (6,66%), retroativo à novembro de 2011 (data-base da categoria).
Essa é a proposta feita pelo MPT na audiência de mediação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para fechar a campanha salarial. Isso não significa que o Sindppd/RS abriu mão das principais reivindicações dos trabalhadores, entre elas a redução da jornada de trabalho para 40 horas. Caso o Seprorgs aceite essa proposta do MPT, o sindicato irá manter as demais reivindicações para serem negociadas mais adiante. Uma das formas é continuar negociando individualmente com as empresas, até que o sindicato patronal reconheça sua postura retrógrada e de desvalorização dos trabalhadores, e então resolva avançar.
No entanto, se o os empresários se mantiverem intransigentes e não aceitarem a proposta de conciliação do MPT, o Sindppd/RS retomará a exigência de 2% de aumento real e a jornada de 40 horas no julgamento do dissídio. Afinal, o sindicato já demonstrou toda disponibilidade de negociar; apresentou diversas contrapropostas, levou a negociação ao TRT buscando mediação e até mesmo aceita fechar a Convenção Coletiva 2011/2012 (CCT) com a proposta apresentada pelo MPT ao Seprorgs.
A proposta de 1% de aumento real feita no TRT é o limite. Menos do que isso, é ganhar apenas o INPC e abrir mão da redução da jornada; significa em não avançar em NADA na campanha salarial. Significaria que somente os trabalhadores cederam, enquanto os empresários, que lucram milhões a cada ano, não se moveram um único milímetro nas negociações. Os trabalhadores não aceitam uma campanha salarial sem avanços.
Portanto, empresários, pensem bem na assembleia do Seprorgs na próxima segunda-feira, dia 30 de Abril. A SAP já negociou um ganho real de 1% e oficializou a jornada de 40h semanais tudo em Acordo Coletivo, o que garante o cumprimento dessa jornada pelos trabalhadores.
Somente a SAP ganhou dinheiro em 2011 para fechar um acordo com ganhos aos seus funcionários? Temos absoluta certeza que muitas outras empresas têm condições de fazer o mesmo.
E para finalizar, a tentativa do presidente do Seprorgs, de enganar os trabalhadores, afirmando que várias empresas já concederam reajustes de até 15% e não poderiam arcar com mais este encargo (aumento real), não tem amparo na realidade, pois até a vice-presidente do TRT já garantiu que estes aumentos poderiam ser compensados. Mais uma de quem só quer se beneficiar e manter seus altos lucros intocados.
Seprorgs: os trabalhadores exigem o fechamento da campanha salarial com avanços.
Sindppd/RS
A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.
Faça um comentário