Greve na PROCEMPA: trabalhadores não aceitam proposta da empresa na mediação. Paralisação continua!

0 66
image_pdfimage_print

 

Os trabalhadores em GREVE da PROCEMPA rejeitaram, por ampla maioria, a proposta apresentada pela direção da empresa e pela prefeitura de Porto Alegre em mediação na sexta-feira passada no TRT (Tribunal Regional do Trabalho). A categoria considerou a oferta de 3% de reajuste salarial e dos benefícios aquém das perdas acumuladas pela falta de reposição da inflação nos salários nos últimos 5 anos, que já alcança 23%. A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta 2ª feira (12/07) pelo Google Meet.


CLIQUE AQUI
para acessar a ata da mediação no TRT

O índice de 3% proposto pela PROCEMPA e pela prefeitura nem sequer chega à metade do INPC registrado para a data-base de 1º de Maio de 2021.  Além disso, a proposta apresentada no tribunal previa o pagamento deste reajuste somente em Janeiro de 2022 e impunha a quitação da reposição devida nos quatro anos anteriores. Ou seja, empresa e prefeitura querem pagar 3% de reajuste salarial e nos benefícios no início do ano que vem, zerando toda a dívida restante.

Outro item da proposta que os trabalhadores consideraram bastante prejudicial é a questão dos dias da greve. Sobre este tema, a direção da PROCEMPA e o Governo Melo ofertaram o abono de 50% dos dias parados e a compensação dos demais 50%, o que a categoria considerou uma punição frente à oferta de apenas 3% de reposição salarial e a quitação dos outros quatro anos de perdas salariais.

Os trabalhadores da PROCEMPA prosseguem em GREVE por seus direitos e em defesa da empresa pública de TI. Logo após ter encerrado a mediação da sexta-feira no TRT, o MPC/RS (Ministério Público de Contas) publicou decisão em que requer cautelar para suspender contratação emergencial de serviços de TI para o DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) a partir de denúncia feita pelo Sindppd/RS. Este encaminhamento reforça a LUTA dos trabalhadores e mostra que estamos certos em nosso propósito de defender a PROCEMPA pública!

Uma próxima audiência de mediação ficou marcada para ocorrer em 19/07/2021, às 15h, mas a categoria está aberta a negociar avanços na proposta da direção da empresa e da prefeitura, a fim de solucionarmos o impasse da GREVE. Basta vontade política do Governo Melo!

À luta, que é justa!


Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br