Em 1ª assembleia presencial após 2 anos de pandemia, trabalhadores da Procempa aprovam contraproposta

0 251

 

Mais de 50 trabalhadores e trabalhadoras da PROCEMPA estiveram presentes na assembleia que aconteceu na tarde dessa 3ª feira (31/05) na sede da empresa, em Porto Alegre (RS). Esta foi a 1ª assembleia que a categoria da TI (Tecnologia da Informação) realiza no estado presencialmente desde 2020, quando iniciou o período de restrições sociais generalizado em decorrência da pandemia do Coronavírus.

O principal assunto debatido foi a proposta feita pela direção da PROCEMPA para fechamento do ACT 2022/2023 (Acordo Coletivo de Trabalho). Na oferta, a empresa não repõe as perdas econômicas nos salários e nos benefícios, que acumulam defasagem desde o ano passado, quando foram reajustados apenas por parte do IPCA. A direção da PROCEMPA ainda quer alterar cláusulas do Acordo Coletivo, que acarretarão em perdas de direitos para os trabalhadores e as trabalhadoras.

Os trabalhadores e as trabalhadoras presentes na assembleia concordaram que a prioridade é recuperar as perdas com a inflação nos seus rendimentos e manter direitos do ACT. Formularam, conjuntamente, uma contraproposta, que foi aprovada por unanimidade pela assembleia e será entregue à direção da PROCEMPA.

 

É a contraproposta:

– Reposição do resíduo de 3,76% que ficou ajustado no Acordo coletivo de 2021, que encerrou a greve de 56 dias;

– Reposição da inflação deste ano (IPCA), calculado em 12,13%, nos salários e benefícios: 10% a serem pagos durante o ano de 2022, e 2,13% a serem pagos em abril de 2023 vinculados à manutenção do faturamento nos níveis atuais.Todos os percentuais devem ter pagamento retroativo à data-base de 1° de Maio de 2022.

– Manutenção do restante do Acordo Coletivo de Trabalho.

 

 

No final, os colegas conversaram sobre as várias tentativas de desmonte e o sucateamento da PROCEMPA pela prefeitura. Trabalhadores relataram a sobrecarga de setores devido à falta de pessoal, já que muitos se demitiram ou saíram no PIA e o concurso público só acontecerá no meio do segundo semestre. Chefias estão sendo alertadas sobre sistemas e serviços que podem colapsar, mas a empresa não vem tratando a situação com a devida importância que tem e com a celeridade de que necessita de respostas.

A política da prefeitura prossegue obstinada em retirar sistemas cruciais da empresa pública para passar para a iniciativa privada.

É o momento de retomarmos nosso movimento com força, colegas. Para conseguirmos recuperar nossas perdas econômicas, em defesa do nosso Acordo Coletivo e dos nossos empregos e para lutar pela existência da PROCEMPA Pública. Participe das assembleias e das atividades convocadas pela CT e pelo sindicato.

Agradecemos a presença dos valorosos colegas na assembleia dessa 3ª feira, que marcou a retomada do nosso movimento. Foi uma rica experiência que deve se repetir em alguns momentos da campanha salarial, pois permite um debate franco e caloroso. Mas sabemos que muitos outros trabalhadores e outras trabalhadoras precisam estar juntos e juntas com a gente para fortalecer esta luta!

A defesa da PROCEMPA depende de nós mesmos! Vamos à luta!

 

220531assembleiaprocempa1220531assembleiaprocempa2

220531assembleiaprocempa3WhatsApp Image 2022-05-31 at 16.00.12_carlos osorio

WhatsApp Image 2022-05-31 at 16.00.12_carlos osorio

 

Fotos: Sindppd/RS e Carlos Osório

 

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: [email protected]