O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, na sexta-feira passada (8/07), que a variação do índice de inflação INPC foi de 0,62% no mês de Junho. Desta forma, o acumulado dos últimos 12 meses para a data-base 1º de Julho de 2022 ficou em 11,92%.
Este é o índice que balizará as reposições salariais, em grande parte dos benefícios e demais itens econômicos que serão negociados nas campanhas salariais dos trabalhadores e das trabalhadoras da PROCERGS (empresa de TI do governo do RS) e da COINPEL (empresa de TI do município de Pelotas (RS).
Os trabalhadores e as trabalhadoras da PROCERGS e da COINPEL já entregaram as suas pautas de reivindicações às direções das empresas, as quais, até agora, não deram retorno. A data-base está sendo muito aguardada, pois a inflação do último período pesa bastante no orçamento. Frente ao mercado de TI aquecido, a PROCERGS, especialmente, tem perdido funcionários de qualidade e com experiência para outras empresas; se não valorizar o seu corpo funcional, mais colegas poderão sair.
Reproduzimos, abaixo, um gráfico elaborado pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) com as variações da inflação (índice INPC) desde 2018.

A luta da categoria é pela manutenção do poder de compra de seus salários e benefícios. A valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras na data-base significa também valorizar e manter em ativa as empresas públicas, tão importantes no atendimento da nossa população.
Sindppd/RS
Faça um comentário