210629ato_procempa_DESTAQUE_2

50 dias de GREVE da Procempa: contra intransigência do Governo Melo, a luta é por direitos e em defesa da empresa pública

0 240
image_pdfimage_print

 

Nesta 5ª feira (15/07), os trabalhadores da PROCEMPA completam 50 dias de GREVE provocados pela falta de vontade política da direção da empresa e do Prefeito Melo em atender reivindicações justas, necessárias, razoáveis e compatíveis com a situação financeira da empresa.

 

A PROCEMPA é uma empresa que, por lei, não deveria acumular lucro da forma como vem ocorrendo nos últimos anos. Tem resultado, inclusive, no pagamento de valores desnecessários em imposto de renda, e que poderiam ser revertidos para atender ao pleito dos trabalhadores conforme análise feita pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e apresentada pelo Sindppd/RS e Comissão de Trabalhadores durante mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Ao contrário de qualquer outra empresa pública de TI do país, a PROCEMPA já está há 5 anos sem reposição da inflação e há 6 anos sem realização de concurso público, acumulando 23% de perdas salariais e deixando cerca de 70 vagas em aberto. A defasagem salarial, o acúmulo de trabalho sobre um quadro técnico cada vez menor, as críticas mentirosas e infundadas e as constantes disputas políticas, somadas à realidade do mercado de TI (Tecnologia da Informação), têm resultado na evasão de valorosos profissionais para oportunidades mais atrativas na iniciativa privada. Por outro lado, o Governo Melo, se comparado ao governo anterior, aumentou o número de pessoas de fora da empresa ocupando cargos em comissão (CCs), o que gera atualmente o custo aproximado de 200 mil reais por mês.

Como se não bastasse tamanha depreciação, a direção da empresa e o Prefeito Melo tentam colocar os trabalhadores da PROCEMPA de joelhos nesta negociação, desrespeitando direitos básicos de GREVE e cortando salários e benefícios. Protelam constantemente a negociação, mesmo cientes de que a Justiça, no limite da razoabilidade, aguarda o andamento das mediações para conceder liminares e mandados de segurança protocolados há semanas.

Apesar deste cenário, os trabalhadores resistem bravamente e, como forma de resistir aos ataques ao movimento grevista, estabeleceram um fundo de empréstimos para apoiar os colegas que estão enfrentando maiores dificuldades financeiras decorrentes do corte de salários e de benefícios.

Os trabalhadores demonstram boa vontade, razoabilidade e senso de responsabilidade quando suas reivindicações estão dentro das condições financeiras da empresa. E quando, mais do que garantir a prestação de serviços essenciais, também apoiam serviços não essenciais em respeito e consideração à população de Porto Alegre.

Sendo assim, os trabalhadores chamam, também, à razoabilidade, o Prefeito Melo e a direção da PROCEMPA para que apresentem uma proposta justa para o encerramento imediato da GREVE.


TRABALHADORES DA PROCEMPA EM DEFESA DE SEUS DIREITOS, EMPREGOS E DA EMPRESA PÚBLICA DE TI!


Foto: Ato presencial realizado pelos trabalhadores em greve em frente à PROCEMPA em 29 de Junho de 2021

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br