Colegas da PROCERGS,
Na tarde da última sexta-feira (25/03), os representantes dos trabalhadores na Comissão Paritária, que trata da proposta de novo Plano de Carreira anunciado pela PROCERGS, apresentaram por escrito a proposta dos trabalhadores para melhorias do Plano de Cargos.
As sugestões dos trabalhadores foram aprovadas em assembleia, pela ampla maioria dos mais de 250 presentes. Os ajustes finais para a entrega das propostas demandaram algum tempo para a assessoria jurídica do sindicato construir os embasamentos técnicos que possibilitem retomar alternativas para o pessoal em cargos em extinção (demanda da assembleia). Este trabalho técnico/ jurídico foi por conta deste item que trata do enquadramento dos cargos que foram colocados em extinção no plano anterior e causaram muitos prejuízos a dezenas de colegas.
A Cláusula 44ª do Acordo Coletivo de Trabalho, que trata da Comissão Paritária, prevê condições bastante limitadas para a atuação dos representantes dos trabalhadores, que podem apenas fazer sugestões ao proposto pela empresa. Mesmo assim, o foco dos trabalhadores foi de buscar trazer para essas sugestões, que são apenas três, o que de mais abrangente poderia ser implementado para melhorar as carreiras dentro da empresa.
Agora, esperamos que a direção da PROCERGS acate as poucas e importantes propostas apresentadas pelos trabalhadores, que são as seguintes:
1 – Diminuir o interstício da promoção Antiguidade, passando de 6 para 4 anos, e com um número máximo de 8 promoções. A proposta da empresa prevê o limite de 6;
2 – Criação de Cargo TAI (Técnico de Apoio à Informatização), para o qual poderão migrar os TT’S , TF’S E TI’S (TEC FITOTECA) hoje em extinção. E o retorno, ao Plano de Cargos, do cargo de ASG devido à necessidade da empresa das atividades inerentes desses cargos, que continuam sendo executadas no dia a dia da PROCERGS;
3 – Criação de uma Comissão Paritária de acompanhamento dos processos de promoção por mérito, que atuará junto à empresa nas Instruções de Serviço relativas a todo o processo.
Com essas sugestões, entendemos que poderá haver uma significativa participação dos trabalhadores no processo, tornando o novo plano melhor que o atual e menos subjetivo. Trará, aos trabalhadores, novas expectativas de crescimento profissional na PROCERGS e, por isso, a expectativa é pela aprovação e acolhimento das sugestões encaminhadas pelos trabalhadores.
CT PROCERGS e Sindppd/RS
Faça um comentário