Mais de 100 trabalhadores aprovaram a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2019/2020 na assembleia realizada nessa 3ª feira (4/06) em Porto Alegre (RS). A pedido dos próprios colegas, a CT PROCERGS (comissão de trabalhadores) e o sindicato apresentaram uma proposta mais enxuta, focando nas questões econômicas, dos benefícios e de saúde, que são as que têm mais preocupado a categoria.
CLIQUE AQUI para ver a pauta aprovada
Os trabalhadores irão reivindicar o reajuste salarial na ÍNTEGRA pelo INPC – cujo valor para nossa data-base será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no fechamento deste mês de Junho/2019 – mais um aumento real de 2%. A categoria também quer recuperar os benefícios como tíquete, creche e rancho, que estão defasados, assim como as verbas destinadas para cursos e aperfeiçoamento.
A pauta pretende recuperar direitos retirados em negociações anteriores, como o parcelamento do desconto de férias e o complemento salarial integral (100%, hoje é de 80%) ao trabalhador aposentado que necessite se afastar por problema de saúde. Ainda foram incluímos itens importantíssimos como a revisão paritária do PEFS (Plano de Empregos, Funções e Salários da companhia) e a destinação obrigatória de índice de 4% para promoções dos trabalhadores, 2% antiguidade e 2% mérito.
A pauta de reivindicações foi aprovada por ampla maioria dos presentes, sendo protocolada nesta quarta-feira (5/06) junto à direção da PROCERGS. Precisamos seguir unidos e ampliar ainda mais a participação dos colegas na Campanha Salarial, que não será nada fácil! Afinal, os governos vêm parcelando e achatando salários de servidores e retirando direitos. E em meio à nossa campanha salarial, nós trabalhadores estamos enfrentando um pesado ataque contra o direito à dignidade na nossa velhice: a Reforma da Previdência. Assunto muito sério, que deve ter a atenção de todos os trabalhadores pois a proposta do governo ACABA literalmente com a Previdência e condena à miséria o futuro dos aposentados e dos que um dia pretendem se aposentar.
Nosso movimento só vai ser forte se muito mais colegas participarem das atividades da campanha salarial e das convocadas pela CT PROCERGS e pelo sindicato. A hora de lutar pelos nossos direitos é AGORA, colegas da PROCERGS!
Contribuição assistencial será de 3% do salário base
A assembleia também autorizou, por ampla maioria, que o sindicato represente os trabalhadores nas negociações com a empresa e em instâncias judiciais e que possa convocar mobilizações da categoria.
Em relação aos custos com a Campanha Salarial (edital, assessoria jurídica, funcionamento e utilização da estrutura do Sindppd/RS etc.), o sindicato propôs a contribuição de 3% do salário base, a ser descontado em DUAS VEZES no contracheque dos trabalhadores após o encerramento da campanha (em meses a serem ainda ajustados, em conjunto, com os colegas). Os trabalhadores aprovaram esta proposta por ampla maioria dos presentes na assembleia. Esta contribuição leva em conta o fato de que não temos mais a previsão legal da Contribuição Sindical de Março, que era obrigatória. Por isso, é importante a contribuição de todo e de todas.
Como já é de praxe, o sindicato também abrirá oportunamente o prazo para a oposição daqueles colegas que não quiserem contribuir.
Aliás, apenas 1/3 dos trabalhadores da PROCERGS são SINDICALIZADOS ao Sindppd/RS. Para prosseguirmos em plena atividade, precisamos que os colegas também contribuam FINANCEIRAMENTE ao sindicato, especialmente via a SINDICALIZAÇÃO.
Sindicato FORTE e ATUANTE é o que tem os trabalhadores junto. Sindicalize-se!
Fotos da assembleia de ontem:










Fotos do colega Sergio Nogueira e do Sindppd/RS
Sindppd/RS
Faça um comentário