Trabalhadores mostram sua força em defesa da PROCEMPA na Câmara de Vereadores

0 231
image_pdfimage_print

 

Na tarde de segunda-feira (19), os trabalhadores da Procempa se fizeram presentes na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores, trazendo cartazes e faixas para mostra​r aos vereadores a importância da empresa para o município de Porto Alegre.

A diretora do Sindppd/RS, Vera Guasso, abriu a Tribuna Popular com um discurso de 10 minutos, onde lembrou os presentes da importância da Procempa com 40 anos de história de serviços prestados ao Município. “Desde 2016, ela vem sendo colocada na mira”, lamentou. “Antes da posse, o prefeito já falava que a Procempa era cara, e, há cerca de um mês, disse, em uma reunião de empresários, que ela tinha um déficit de R$ 90 milhões”, lembrou Vera​, quando na verdade os 90 milhões é o custo ano por todos os serviços prestados pela empresa​. Citou que o custo da Procempa é 54% mais barato se os serviços de tecnologia da informação fossem prestados pela iniciativa privada. Salientou que em 2008 a Procempa apresentava 3.8% do custo total para o município, já em 2017 foi de 1.88%, sendo para Vera um valor “muito baixo em relação aos serviços que a Procempa presta”. Mais um argumento, mencionado pela diretora do sindicato, que prova a importância da Procempa como uma das mais importantes companhias públicas de TI, é o prêmio Inova Cidade 2018, que a empresa ganhará pelo desenvolvimento do Sistema Integrado de Internações.

​Um exemplo marcante dos riscos da privatização de serviços que foi citado pela representante do sindicato na tribuna e também pelos vereadores foi o caso do sistema SIAT, um sistema comprado de forma irresponsável pela prefeitura, a quase dez anos atrás de uma empresa privada, que rendeu enormes problemas e prejuízos ao município e que finalmente agora voltará ao total controle da Companhia. ​

Posteriormente foi aberto espaço para os vereadores expressarem suas posições a respeito da privatização da Procempa. Em suas falas, a maioria dos vereadores​ tais como:  Fernanda Melchionna (Psol), Sofia Cavedon (PT), Professor Alex Fraga (Psol), Clàudio Janta (SDD), Airto Ferronato (PSB), Marcelo Sgarbossa (PT) e Adeli Sell (PT)​ se pos​icionaram contrários a privatização, reforçando a relevância que a empresa tem para o município de Porto Alegre. 

​Cada vereador recebeu um manifesto organizado pelo sindicato e pela Comissão dos Trabalhadores VEJA AQUI, onde fica demonstrada a relevância da empresa. A luta em defesa da Procempa Pública e contra seu desmonte e privatização seguirá, estamos só começando.​

 

Para acessar o texto produzido pela Câmara de Vereadores CLIQUE AQUI

 

 

Fotos Procempa na Câmara de Vereadores:

 

DSC_0617

 

DSC_0625

 

DSC_0626

 

DSC_0618

 

DSC_0632

 

DSC_0627

 

 

 

Sindppd/RS

 

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br