Prancheta 3 copiar 9

Trabalhadores do Serpro realizam 1ª assembleia virtual da categoria da TI no RS

0 298
image_pdfimage_print

 

Cerca de 75 colegas participaram da assembleia online sobre conversar sobre a proposta da direção da empresa para a Campanha Salarial 2020/2021.

 

Na tarde desta quinta-feira (21/5), ocorreu a assembleia VIRTUAL dos trabalhadores do SERPRO no RS. Esta foi a 1ª assembleia online da categoria da TI organizada pelo Sindppd/RS e pelo grupo de trabalhadores que compõem a OLT da empresa.

A atividade aconteceu por meio da plataforma do Google Meet e durou em torno de 1h. A OLT do SERPRO agendou, dentro da plataforma, um link da sala de reuniões que foi enviado no dia anterior por e-mail aos trabalhadores. Os interessados puderam acessar via dispositivo de acesso à internet (como Celular, Tablet ou PC), com possibilidade de habilitar webcam e microfone para falar e ser visto. Para ingressar na sala, cada trabalhador precisou fazer login com o seu nome e, após identificação, era autorizado a participar.

WhatsApp Image 2020-05-21 at 16.40.26

A diretora do Sindppd/RS, Vera Guasso, conduziu a assembleia, que contou com cerca de 75 participantes online concomitantemente, mas recebeu a presença de ainda mais pessoas. Colegas da OLT SERPRO e demais trabalhadores se inscreveram para falar e tirar dúvidas ao vivo. Outros preferiram realizaram perguntas e comentários por escrito pelo bate-papo e foram respondidos. A OLT gerou uma lista de presença no googledocs que foi compartilhada no bate-papo para que os colegas registrassem a participação. Trabalhadores da PROCEMPA e diretores do sindicato também participaram, a fim de terem mais experiência para organizarem as assembleias online das outras empresas de TI.

Esta é uma iniciativa temporária e paliativa frente à impossibilidade de assembleias e reuniões presenciais devido à necessidade de isolamento social para evitar a proliferação em massa do coronavírus. No entanto, os colegas que participaram da assembleia consideraram a experiência bastante positiva, especialmente porque viabilizou a participação de trabalhadores do SERPRO do interior do estado.

A ideia é que as ferramentas online possam ser cada vez mais utilizadas nas atividades do Sindppd/RS para possibilitar uma maior participação dos trabalhadores.

 


Campanha Salarial SERPRO 2020/2021: retirar direitos é inaceitável!

A assembleia virtual desta 5ª feira (21/05) foi informativa, sem deliberação. A diretora Vera Guasso repassou um breve informe sobre as duas mesas de negociação que ocorreram com a direção da SERPRO. Colegas da OLT complementaram. As negociações com a empresa estão sendo realizadas de forma conjunta entre os sindicatos da FNI e a FENADADOS. Até o momento, a proposta da SERPRO é de REAJUSTE ZERO, retirada de direitos dos atuais trabalhadores e dos novos que poderão ingressar e a ameaça de prosseguir com o desmonte da empresa.
Os trabalhadores entendem a situação atual de crise econômica agravada pela pandemia, mas não admitem que sejam retirados mais direitos. Afinal, a categoria vem de 2 anos seguidos em que a empresa conseguiu impor perdas aos trabalhadores, além de ainda estar devendo parte da reposição da inflação da campanha salarial passada. WhatsApp Image 2020-05-21 at 16.40.26 (1)

O que a direção do SERPRO está chamando de “modernização do ACT” significa, na verdade, retirar direitos para prosseguir com o desmonte da empresa e deixá-la com uma folha de pagamento “barata”, a fim de que fique mais atrativa para os interessados na privatização. A direção do SERPRO e o governo federal NÃO ABRIRAM MÃO deste processo, tanto é que estavam querendo fechar escritórios nos estados em plena pandemia do coronavírus!

Não se engane, colega: o discurso de desmonte e de privatização segue permanente, aguardando apenas os impactos da pandemia abrandar um pouco mais para poderem efetivar. Não esqueçamos que a intenção deles era fechar as regionais até o final de 2020!

A direção do SERPRO está pressionando para que os estados votem a proposta vergonhosa dela, mas não devemos ceder. Precisamos ter tranquilidade para analisar, debatermos entre nós e com os demais nacionalmente, a fim de caminharmos juntos na defesa dos nossos direitos e da empresa pública. A campanha salarial é nossa, é do nosso futuro que estamos tratando!

 

Campanha de Solidariedade para os terceirizados do SERPRO

Também foi conversado, na assembleia virtual, de os trabalhadores do SERPRO fazerem uma “vaquinha” para os funcionários terceirizados no prédio da Regional, especialmente aos do restaurante, que estão com os contratos de trabalho suspensos. A OLT e o sindicato irão fazer um levantamento sobre a melhor forma de ajudar estes trabalhadores. Assim que tivermos informações, avisamos a todos!

A solidariedade entre nós trabalhadores faz toda a diferença neste momento! Contribua!

Sindppd/RS

 

Prancheta 3 copiar 10

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br