Assembleia Online Procergs_2005274_2_DESTAQUE

Trabalhadores da Procergs iniciam Campanha Salarial em assembleia virtual

0 198
image_pdfimage_print

 

Cerca de 130 trabalhadores da PROCERGS participaram da 1ª assembleia virtual realizada na maior empresa da categoria de TI no RS. Quase 160 colegas deliberaram, de forma virtual, a pauta de reivindicações e demais questões referentes à Campanha Salarial 2020/2021.

 

 

Na tarde dessa quarta-feira (27/5), aconteceu a Assembleia Geral VIRTUAL dos trabalhadores da PROCERGS, com a pauta da Campanha Salarial 2020/2021.

A reunião ocorreu por meio da plataforma de webconferência Google Meet, que foi transmitida ao vivo pelo Youtube com link privado. Os dois links foram enviados previamente à categoria. A transmissão ao vivo aconteceu pelo receio de a sala do Meet chegar à lotação e impossibilitar a participação de colegas.

Os diretores do Sindppd/RS, Vera Guasso e Ormar Rosa, conduziram a assembleia, que contou com a participação de cerca de 130 pessoas. A CT PROCERGS também esteve presente ajudando nos esclarecimentos e na organização da assembleia virtual. Os trabalhadores puderam tirar dúvidas e fazer comentários ao vivo sobre a proposta de pauta de reivindicações, que tinha sido enviada dias antes por e-mail, e os demais itens do edital. Alguns preferiram fazer perguntas e comentários por escrito pelo bate-papo do Google Meet e foram respondidos. Os colegas que assistiram pelo Youtube puderam perguntar na seção de comentários da live e foram respondidos pelos diretores do sindicato, que estavam na sala do Google Meet.

Às 14h30min, o Sindppd/RS enviou por e-mail uma “cédula virtual” para que os trabalhadores respondessem, até às 16h30min, às 5 perguntas do edital, simulando a votação regular de uma assembleia presencial. Todos os cinco itens do edital foram aprovados pelos colegas por ampla maioria (veja resultado no final deste texto).

Na assembleia virtual, também foram abordados, por iniciativa dos próprios participantes, outros assuntos para além da campanha salarial, como a possibilidade do fechamento das regionais da empresa no interior e o PPR.

A utilização de ferramentas online neste momento é temporária e paliativa frente à impossibilidade de assembleias e reuniões presenciais devido à necessidade de isolamento social para evitar a proliferação em massa do coronavírus. No entanto, os colegas que participaram da assembleia consideraram a experiência bastante positiva, especialmente porque viabilizou a participação de muitos trabalhadores da PROCERGS e, inclusive, do interior do estado. Ficou registrada a sugestão dos colegas de que as próximas votações virtuais sejam realizadas via enquete ou formulários eletrônicos.

A ideia é que as ferramentas online sejam cada vez mais utilizadas nas atividades do Sindppd/RS para possibilitar uma maior participação dos trabalhadores.

 

 

RESULTADO DA VOTAÇÃO VIRTUAL DA ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES DA PROCERGS DE 27 DE MAIO – Abertura da Campanha Salarial 2020/2021

 

Ao todo, o Sindppd/RS recebeu 145 votos por e-mail até às 16h30min. Fora do prazo estabelecido, mais 11 colegas votaram. Registramos os resultados abaixo:

 

A) Votos recebidos por e-mail dentro do prazo (até às 16h30min):

QUESTÃO 1: 141 aprovam a pauta de reivindicações; 2 não aprovam; 2 não responderam
QUESTÃO 2: 142 autorizam; 1 não autoriza; 2 não responderam
QUESTÃO 3: 135 autorizam o desconto da contribuição assistencial; 9 não autorizam; 1 não respondeu 
QUESTÃO 4: 142 aprovam; 3 não aprovam
QUESTÃO 5: 144 aprovam; 1 não aprova

 

B) Votos recebidos por e-mail fora do prazo (após às 16h30min):

QUESTÃO 1: 11 aprovam
QUESTÃO 2: 11 aprovam
QUESTÃO 3: 10 aprovam; 1 não aprova
QUESTÃO 4: 11 aprovam
QUESTÃO 5: 11 aprovam

 

 

Como é de praxe, a CT PROCERGS e o Sindppd/RS consolidarão a pauta de reivindicações para ser protocolada junto à direção da empresa, pois é uma das responsabilidades frente à nova data- base. Junto, será protocolado um Termo Aditivo previsto na Cláusula 95ª do Acordo Coletivo de Trabalho vigente, que prevê que as partes se comprometem a firmar, a partir de 1º de Maio de 2020, aditivo ao presente instrumento coletivo de trabalho, visando preservar os atos praticados durante a regência deste enquanto negociada a sua renovação, observados os limites legais.

Assim que oficiarmos a PROCERGS, divulgaremos a pauta no site, nas redes sociais do sindicato e enviaremos por e-mail aos trabalhadores, como também o Termo.

 

Agradecemos a todos os trabalhadores que participaram da assembleia e da deliberação virtuais organizadas pelo sindicato e pela CT. É a nossa união e a nossa organização que nos faz fortes!

 

Assembleia Online Procergs_2005272_aAssembleia Online Procergs_2005273_d

Assembleia Online Procergs_2005273_cAssembleia Online Procergs_2005273_b


À luta, sempre!

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br