190827procergs_pitta_2_DESTAQUE

Trabalhadores da PROCERGS entram em GREVE por tempo indeterminado

0 814
image_pdfimage_print

 
Cobertura da GREVE (clique nos links):

DIA 1: paralisação é FORTE em Porto Alegre e nas Regionais no interior do RS. À luta!
DIA 2: governo estadual não apresenta nova proposta. Seguimos juntos e fortes na luta!
DIA 4: Sindppd/RS pressiona governo estadual por negociação
DIA 6: Impasse da negociação será tratado em mediação no TRT nesta 5ª feira (5/09)

DIA 7: GREVE NA PROCERGS: Negociação na 6ª feira (6/09) e nova mediação no TRT em 10 de Setembro. A GREVE CONTINUA!
DIA 12: GREVE NA PROCERGS: Queremos resolver o impasse, mas sem perder direitos!
DIA 13: GREVE NA PROCERGS: A solução para o impasse da GREVE está com a empresa e o governo do RS


Os trabalhadores da PROCERGS (empresa pública de Tecnologia da Informação do governo do RS) entram em GREVE POR TEMPO INDETERMINADO a partir desta 4ª feira (28/08) em todo o Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada, por unanimidade, por cerca de 400 trabalhadores em assembleia realizada na semana passada, na sede da empresa em Porto Alegre (RS).

Como as negociações da Campanha Salarial 2019/2020 com o governo estadual não avançaram desde a deliberação da assembleia, a categoria mantém a decisão da greve a partir de amanhã.

 

 

PROPOSTA DO GOVERNO DO RS É REAJUSTE ZERO E RETIRADA DE DIREITOS

Os trabalhadores da PROCERGS não aceitam a proposta do Governo Eduardo Leite, que é de REAJUSTE ZERO nos salários e nos benefícios, ou seja, não repõe nem mesmo a inflação, que é de 3,31% (INPC) para a data-base.

Além de que não querer pagar as perdas com a inflação, o governo ainda quer RETIRAR DIREITOS importantes que constam no ACT (Acordo Coletivo de Trabalho), como congelar e extinguir os anuênios e os quinquênios, excluir a cláusula da ultratividade (garante que o Acordo Coletivo do ano anterior permaneça valendo até que um novo seja assinado) e revisar o plano de cargos e de salários (chamado de PEFS).

Os trabalhadores da PROCERGS estão em Campanha Salarial desde Junho, quando entregaram a pauta de reivindicações (data-base é 1º de Julho), e vêm realizando mobilizações constantes para pressionar por avanços nas negociações. No entanto, o governo estadual tem tido uma postura intransigente e mantém esta proposta inicial.

Nesta 3ª feira (27/08), aconteceu uma mais uma mesa de negociação entre a representação dos trabalhadores e o governo estadual, que encerrou sem avanços. Cerca de 480 trabalhadores estavam mobilizados no pátio da sede durante a mesa e ao final, ao saberem que o governo manteve a proposta de reajuste zero e de retirada de direitos, referendaram a greve a partir desta 4ª feira (28/08).

Piquete estará montado a partir das 8h em frente à sede da PROCERGS (fica na Praça dos Acorianos, s/n, ao lado da Escola Técnica Parobé, centro histórico de Porto Alegre).

 

 

190827procergs_pitta_1_site190827procergs_pitta_3_site
480 trabalhadores referendaram, na mobilização de hoje à tarde, a greve a partir de amanhã (28/08). Crédito: Lucas Pitta

 

 

 

O QUE É A PROCERGS

A PROCERGS é a empresa de TI (Tecnologia da Informação) do governo do RS. Na empresa trabalham cerca de 1.100 funcionários, concentrados na sede em Porto Alegre e em unidades descentralizadas na própria Capital e no interior do Estado.

A PROCERGS é responsável por desenvolver sistemas e manter diversos sites e serviços online de secretarias e de órgãos estaduais, entre eles os sistemas Tudo Fácil, do DETRAN, da Polícia Civil e da Brigada Militar, agendamento de consultas pelo SUS da Secretaria Estadual de Saúde e arrecadação da Secretaria da Fazenda.

A empresa é nacionalmente reconhecida pelo serviço prestado em soluções “e-gov”, tendo sido muito premiada pela criação da NFe (nota fiscal eletrônica), que hoje é implementada nos demais estados e municípios brasileiros.

 

 

* Relise enviado à imprensa. Fotos de Lucas Pitta/ Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br