procergs_geral_DESTAQUE

Trabalhadores da Procergs deliberam por greve a partir de 18 de Janeiro

0 272
image_pdfimage_print

 

Mais de 90% dos trabalhadores presentes na assembleia virtual dessa 5ª feira (10/12) aprovaram entrar em greve a partir de 18 de Janeiro caso as negociações da Campanha Salarial 2020/2021 não avancem. Cerca de 170 colegas participaram da assembleia de mobilização, que durou boa parte do dia.

Os trabalhadores da PROCERGS têm enfrentado a dura intransigência da direção da empresa e do governo estadual desde meados deste ano. Em Agosto, após mobilizações virtuais semanais que reuniram cerca de 300 trabalhadores, a categoria conquistou a manutenção da vigência do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) de 2019 por mais 9 meses. O objetivo era dar tempo para que ocorressem as negociações do novo acordo em meio às dificuldades geradas pelas restrições da pandemia do coronavírus.

 

 

MEDIAÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA (11/12) DEBATEU FATOS NOVOS MUITO IMPORTANTES

Nesta mediação, a empresa/governo apresentou nova proposta com algumas alterações, especialmente em relação à reposição salarial, mas MANTÉM a decisão de EXTINGUIR o anuênio/quinquênio, dentre outros itens. Frente ao fato de estarmos no final do ano, com greve marcada para 18 de Janeiro e sem solução para o impasse, a representação dos trabalhadores buscou, mais uma vez, uma nova construção que permita manter o anuênio e o quinquênio, bem como garantir a discussão deste assunto na próxima negociação em 2021. A proposta apresentada pelos trabalhadores será relatada e levada para referendo ou não da assembleia, que acontecerá na próxima terça-feira (15/12), às 13h30min, pelo Google Meet.

Tanto a PROCERGS quanto o Sindppd/RS farão peticionamento de suas proposições no início da próxima semana, junto ao processo de mediação do TRT (Tribunal Regional do Trabalho).

Precisamos lotar a assembleia da próxima terça! Apenas juntos conseguiremos ter conquistas. A próxima ASSEMBLEIA VIRTUAL será na 3ª feira (15/12), às 13h30min, em que repassaremos um informe sobre a mediação que aconteceu hoje no TRT. Agende-se desde já!

 

 

 

SITUAÇÃO FINANCEIRA DO RS NÃO É TERRA ARRASADA, COMO DIZ A PROCERGS

Durante a assembleia de mobilização dessa 5ª feira (10/12), no final da manhã, a economista do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Anelise Manganelli, fez uma apresentação muito bem embasada sobre a situação econômica do RS e as campanhas salariais dos trabalhadores neste ano de pandemia do Coronavírus. Ela desvendou que está em curso, no país, um projeto de desmonte do Estado, baseado na redução de verbas e da prestação de serviços públicos à população, da retirada de direitos e arrocho salarial aos funcionários públicos e precarização das relações de trabalho. Uma lógica de “enxugar” o Estado para abrir espaço e beneficiar as grandes empresas e interesses privados.

 

CLIQUE AQUI para acessar a apresentação em powerpoint cedida pela economista Anelise Manganelli, do DIEESE

 

Num segundo momento, Manganelli trouxe dados que refletem melhoria nas contas do Estado do Rio Grande do Sul neste ano, mesmo com a pandemia. Números que contrastam com o discurso de “terra arrasada” da direção da PROCERGS e do governo estadual e com as necessidades dos trabalhadores frente à desvalorização de seus salários devido à inflação e à falta de reajustes.

 
CT PROCERGS e Sindppd/RS
 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br