190906assembleia_PROCEMPA_DESTAQUE

Trabalhadores da PROCEMPA entram em GREVE a partir de 3ª feira (10/09)

0 150
image_pdfimage_print

 

Os trabalhadores da PROCEMPA (empresa pública de Tecnologia da Informação/ TI do município de Porto Alegre) entram em GREVE POR TEMPO INDETERMINADO a partir das 8h desta 3ª feira (10/09). A categoria está em campanha salarial desde Maio (data-base 1º de Maio) e não aceita a proposta da direção da empresa e do prefeito Nelson Marchezan Jr. de REAJUSTE ZERO para salários e benefícios e a retirada de direitos que constam no ACT (Acordo Coletivo de Trabalhado).

Este é o 3º ano consecutivo em que PROCEMPA e prefeitura não querem repor nem as perdas com a inflação (IPCA em 4,66%) nos ganhos dos trabalhadores. O prejuízo da categoria já é de aproximadamente 13% no acumulado dos últimos 3 anos. A direção da empresa ainda quer reduzir o anuênio e fazer cortes nos auxílios alimentação e refeição e acabar com a licença-prêmio, entre outras alterações prejudiciais aos colegas no ACT.

O piquete da greve estará montado desde cedo na entrada da empresa pela rua João Neves da Fontoura, ao lado da EPTC, no bairro Azenha.

 

 

DIREÇÃO DA PROCEMPA E GESTÃO MARCHEZAN JR. NÃO AVANÇAM NAS NEGOCIAÇÕES

A pauta de reivindicações foi entregue pelo Sindppd/RS à empresa no final de Março, na qual reivindica basicamente a reposição das perdas com a inflação (IPCA) e a manutenção do ACT (Acordo Coletivo). A PROCEMPA deu uma resposta apenas em Agosto, quando confirmou o REAJUSTE ZERO e propôs retirar direitos.

Frente à intransigência da empresa e da gestão Marchezan Jr., a categoria organizou diversas mobilizações no mês passado para pressionar a PROCEMPA a negociar. Também foi realizada uma mediação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) na 5ª feira passada (5/09)em Porto Alegre (RS), mas encerrou sem avanços.

 

 

O QUE É A PROCEMPA

A PROCEMPA é a empresa de TI (Tecnologia da Informação) da prefeitura de Porto Alegre. A empresa pública tem cerca de 300 funcionários e é responsável pela manutenção e desenvolvimento de sites de secretarias e órgãos públicos municipais e de sistemas importantes como a rede dos postos e unidades de saúde, arrecadação municipal (Secretaria da Fazenda), sistema das câmeras de monitoramento e de vigilância da cidade (CEIC – Centro Integrado de Comando da cidade); responsável pela instalação e manutenção de mais de 1 mil km de infovia que cobre a Capital gaúcha.

A gestão Marchezan Jr. (PSDB) tem acelerado o processo de esvaziamento e de privatização de serviços prestados pela PROCEMPA. Em Abril, o Sindppd/RS e os trabalhadores denunciaram, na Câmara de Vereadores, a falta de empenho da direção da empresa para renovar o contrato com o DMAE na época (o sistema e serviço de TI que a PROCEMPA prestava há 40 anos à autarquia respondia por 10% do faturamento da empresa) e a licitação para contratar uma fábrica externa de software. No caso do sistema ACQUA, após negociação com DMAE a PROCEMPA renovou o contrato. Sobre essas denúncias, acesse o link: http://www.sindppd-rs.org.br/sindppdrs-denuncia-privatizacao-de-servicos-da-procempa-na-camara-de-vereadores/  

 

 

Fotos da assembleia de 6ª feira (6/09), em que os trabalhadores reafirmaram a greve por tempo indeterminado. Crédito: Carlos Osório

 

190906assembleia_PROCEMPA_1190906assembleia_PROCEMPA_2

190906assembleia_PROCEMPA_3190906assembleia_PROCEMPA_4

 

Sindppd/RS

* Texto do relise enviado aos veículos de mídia

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br