180713assembleia_procempa_DESTAQUE

Trabalhadores da Procempa encerram greve

0 344
image_pdfimage_print

 

Com luta, categoria manteve direitos ​fundamentais. ​Reposição salarial ficou para ser debatida em mediação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) em Outubro

 

Por ampla maioria, os trabalhadores da PROCEMPA (empresa de TI do município de Porto Alegre) aceitaram a proposta construída em mediação no TRT, encerrando a GREVE que ocorria desde 20 de Junho. A decisão foi tomada em assembleia da categoria no início da tarde desta sexta-feira (6/07). O trabalho foi retomado hoje (9/07) normalmente.

Na proposta aceita pelos trabalhadores, ficaram garantidos direitos importantes que a direção da PROCEMPA e a prefeitura municipal queriam mexer, como o anuênio e a licença-prêmio​, e o processo administrativo​.

Em relação à questão econômica, será discutida numa nova mediação a ser realizada entre trabalhadores​ e empresa​ ​em 11 de Outubro no TRT. Sobre o plano de saúde, outra pauta muito importante para a categoria, foi acordada a não renovação com a atual operadora a partir de Maio de 2019, bem como a abertura de nova licitação para contratação do serviço.

A compensação dos dias parados da GREVE será também debatida na reunião de 11 de Outubro entre todas as partes.

 

 

Abaixo, divulgamos a redação oficial dos principais itens negociados (CLIQUE AQUI para acessar todas as cláusulas alteradas):

# Auxílios refeição e alimentação: serão corrigidos pelo índice de 4,08% (IPCA do período de maio/16 a abril/17) no mês de Maio de 2018, sendo que o pagamento atualizado irá vigorar a partir do mês de Agosto/18. Os retroativos (de Maio a Julho) serão pagos integralmente em Outubro

# Reajuste salarial e dos benefícios das duas campanhas salariais (2017/2018 e 2018/2019): ficou para ser debatido em mediação que ocorrerá em 11 de Outubro no TRT.  Se não houver acordo nesta reunião, as recomposições serão objeto de nova negociação na próxima data-base (2019)​​

# Data dos pagamentos: serão realizados até o dia 5 do mês. Alteração valerá a partir do salário do mês de Setembro/2018, cujo pagamento ocorrerá em 5/10

# Plano médico e odontológico: a ação judicial permanece tramitando na Justiça do Trabalho. À parte disso, a partir de 1/7/18, foi proibida a inclusão de Ascendentes.
A partir de ​abril de 2019 ​deverá ser feita nova licitação ​em que esteja garantido o hospital Mãe de Deus (internação, pronto atendimento e ambulatorial).
E na mediação de 11 de Outubro, será negociado o percentual da contribuição (entre 10% e 20%) dos dependentes sobre a mensalidade, bem como a abrangência nacional do Plano de Saúde.

 

 

180713assembleia_procempa2180713assembleia_procempa3

180713assembleia_procempa5180713assembleia_procempa4

 

 

ASSEMBLEIA AINDA DEFINIU CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL. Contribua com o sindicato!

Também por ampla maioria, os trabalhadores da PROCEMPA ratificaram a decisão já tomada no início da campanha salarial, de cobrança da CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL para​ AUXILIAR NO CUSTEIO dos gastos da Campanha Salarial recém fechada. Será no valor correspondente a 1,5% (um vírgula cinco por cento) do salário, m​etade de um dia de trabalho,​ e será descontado, UMA ÚNICA VEZ, direto d​o contracheque de Agosto/2018 de cada trabalhador (independente de estar sindicalizado ao Sindppd/RS).

Essa contribuição é IMPORTANTÍSSIMA para a manutenção do sindicato, que não consegue cobrir todos os seus custos com o que entra das mensalidades das sindicalizações. Manteremos nosso compromisso de transparência e democracia com a nossa categoria, abrindo prazo e divulgando-o, para que os trabalhadores que queiram ​se​ opor ao desconto.

Em breve, enviaremos novo texto com todos os prazos e orientações de como proceder. Mas tenham em mente colegas, que estamos tratando da SOBREVIVÊNCIA do sindicato. Portanto, contamos com as contribuições para que o Sindppd/RS continue existindo, ajudando a organizar os trabalhadores e a defender nossos direitos!

 

180709fechamento_TRT2180709fechamento_TRT

 

 

 

NEGOCIAÇÃO SÓ ACONTECEU COM A GREVE. A luta sempre vale a pena!

A vitória da luta se mostrou na votação final da assembleia, quando 90% dos trabalhadores presentes concordaram com a proposta construída no TRT e com o fim da paralisação. Foi uma das greves mais participativas e emocionantes pela adesão, pelas dificuldades que enfrentamos e pela segurança de todos de que estávamos travando a batalha certa, na hora certa.​

A proposta aceita pelos trabalhadores da PROCEMPA teve como base a contraproposta que a categoria entregou à empresa em 14 de Junho, antes mesmo de iniciar a GREVE, e foi construída nas 3 mediações que aconteceram no TRT. A última audiência no Tribunal aconteceu na noite de quinta-feira (5/07) e durou cerca de ​5​h.

A negociação com a direção da PROCEMPA e com a gestão Marchezan Jr. apenas avançou devido à forte GREVE dos trabalhadores, que chegou a 13 dias. A união e a mobilização da categoria garantiu a manutenção d​os direitos ​históricos ​e recuperou parte da perda ​n​os benefícios, que ​era devida desde o ano passado.

 

 

 

UM CHAMADO AOS CARGOS DE CONFIANÇA QUE SÃO DA CASA

Sabemos que os ataques aos nossos direitos e​ a tentativa de enfraquecer a empresa não ​irá cessar por parte da prefeitura. ​Queremos chamar a atenção dos trabalhadores que ocupam cargos de confiança na empresa, para que reflitam sobre o papel que estão desempenhando e que se somem aos colegas para defender a PROCEMPA. Não é possível que se mantenham, em sua maioria, calados esperando a bomba explodir. E tem mais: não é a primeira vez, pois a grande parte dos cargos já passou por situação semelhante. ​Todos os trabalhadores de carreira da PROCEMPA precisam seguir atentos e mobilizad​os!

 

 

 

A LUTA SEMPRE VALE A PENA, COLEGAS!

A sindicalização​ avançou. Nove colegas entregaram suas fichas para o sindicato, mas precisamos reforçar! Nesta semana, cada um (a) receberá um convite para FORTALECER o sindicato por meio da sua adesão.

 

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br