170712assembleia_procempa_DESTAQUE

Trabalhadores da Procempa decidem entrar na Justiça contra descumprimento do ACT

0 145
image_pdfimage_print

 

Cerca de 110 trabalhadores da PROCEMPA estiveram presentes na assembleia dessa quarta-feira (12/07) em Porto Alegre. O debate também contou com a participação do assessor jurídico do sindicato, Delcio Caye, que explicou e tirou dúvidas, especialmente sobre as normas em edição pela direção da empresa.

Não por menos, esse foi o tema que mais se alongou na assembleia. A direção da PROCEMPA editou normas que vêm no sentido de descumprir o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) ao não permitir que o 13º salário seja pago junto com as férias, quando as mesmas forem nos meses de Dezembro e Janeiro; restringir o acesso dos trabalhadores ao auxílio-creche; e alterar as regras do Acordo para atestados médicos e de acompanhamento.

A CT PROCEMPA e o Sindppd/RS relataram à assembleia a tentativa de negociação, junto à empresa, para que fossem suspensas as novas normas, mas a direção da PROCEMPA não aceitou. Foi dito que se esgotaram todas as possibilidades de diálogo . O assessor jurídico Delcio explicou, item a item, que o ACT vigente e a legislação garantem os direitos já conquistados pelos trabalhadores. Citou também que os trabalhadores poderiam denunciar o descumprimento do ACT aos órgãos competentes e quais as possibilidades jurídicas de buscar manter as garantias dos funcionários. Após debate, por ampla maioria, os trabalhadores da PROCEMPA deliberaram por ajuizar ação judicial contra as novas normas que diminuem direitos previstos no ACT.

Em relação à campanha salarial, a CT e o sindicato destacaram que a direção da empresa e a prefeitura de Porto Alegre mantêm a decisão de REAJUSTE ZERO para os salários e os benefícios. As negociações estão temporariamente paralisadas devido às mudanças em votação na Câmara de Vereadores.

Os trabalhadores avaliaram que é hora de começar a se mobilizar, para que a direção da PROCEMPA veja a importância que tem os seus funcionários, respeite o ACT vigente e apresente avanços em relação à pauta de reivindicações. Nesse sentido, a assembleia aprovou, também por ampla maioria, a realização de uma MOBILIZAÇÃO de 1h, com LANCHE COLETIVO, na próxima QUARTA-FEIRA (19/07), das 10h às 11h. Durante a atividade, serão debatidas outras ações, inclusive a busca de mediação caso não haja avanço nas negociações.

Te agenda desde já para participar da mobilização! Chame os colegas do teu setor, organizem-se, e vamos ao pátio por nossos direitos e por avanços!

 

170712assembleia_procempa_2170712assembleia_procempa_3

170712assembleia_procempa_4

170712assembleia_procempa_5170712assembleia_procempa_6

 

 

EDIFICAPOA

Os trabalhadores que estão lotados na prefeitura deram relatos sobre a atual situação das condições de trabalho. Ficou definido que aguardaremos a entrega de cópia do contrato de prestação de serviço pela representação da empresa, para avaliação do jurídico do sindicato. Dentre outras iniciativas a tomar.

 

 

APROVAÇÃO DA REFORMA TRABALHISTA REFORÇA NECESSIDADE DE UNIÃO DOS TRABALHADORES

A diretora do Sindppd/RS, Vera Guasso, encerrou a assembleia comentando sobre a aprovação da Reforma Trabalhista pelo Senado na noite de terça-feira (11/07). Ela disse que foi um duro golpe contra os trabalhadores, embora muitos já esperavam que fosse ocorrer devido ao caráter conservador e empresarial dos parlamentares do Congresso e às manobras feitas pelo presidente Temer para a aprovação. Vera também destacou os protestos dos trabalhadores em todo o país, que resistiram e denunciaram esse ataque dos empresários e dos governos. A luta vai continuar, pois é inaceitável os retrocessos impostos por essa reforma!

A aprovação da Reforma Trabalhista faz reafirmar, a nós mesmos, a certeza de que precisamos estar UNIDOS e ORGANIZADOS cada vez mais, seja para resistirmos a novos ataques, seja para termos avanços nas campanhas salariais etc.

A força dos trabalhadores está na nossa UNIÃO e nossa MOBILIZAÇÃO. Precisamos, cada vez mais, nos organizarmos e trazermos os colegas para as assembleias, protestos e demais atividades.

 

Mais do que nunca, nosso lugar é no PÁTIO, colega da PROCEMPA! À luta!

 

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117
Guias de Contribuição - (0xx51) 3213-6105

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br