Toda solidariedade aos trabalhadores dos CORREIOS em GREVE na defesa de direitos e contra a privatização!

0 51
image_pdfimage_print

 

190912greve_CORREIOS

 

Os trabalhadores dos CORREIOS de todo o país estão em GREVE POR TEMPO INDETERMINADO desde a noite de 3ª feira (10/09). Pela primeira vez, a paralisação foi aprovada simultaneamente na base dos 36 sindicatos da categoria em todo o Brasil, mostrando que os trabalhadores sabem que apenas unidos e com luta conseguirão resistir aos ataques do governo federal.

E não é pouca coisa. A categoria dos CORREIOS enfrenta uma dura campanha  contra a retirada de direitos. A direção dos CORREIOS quer mexer em 19 cláusulas do Acordo Coletivo (ACT), excluindo a responsabilidade em acidentes de trânsito e o tíquete-extra e reduzindo o adicional noturno de 60% para 20%, ataque ao plano de saúde entre outros.

A paralisação dos trabalhadores dos CORREIOS está muito forte. Demonstração disso é que a direção da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) entrou com pedido de dissídio ontem (11/09) no TST (Tribunal Superior do Trabalho), recém 2º dia de GREVE e depois de passar 40 dias sem receber a categoria para fazer qualquer tipo de negociação. É muito desrespeito a quem trabalha e mantém em funcionamento todo o serviço prestado pela ECT à população brasileira!

Nossa solidariedade aos trabalhadores dos CORREIOS! A luta de uma categoria por seus empregos, melhores salários e condições de trabalho é uma LUTA DE TODOS OS TRABALHADORES!

 

 

GREVE TAMBÉM É CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS

Os trabalhadores agora estão ameaçados pela privatização dos CORREIOS, que assim como o SERPRO e a DATAPREV (empresas federais de TI da nossa categoria), entraram na lista do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) do governo federal. A ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) é a segunda maior empresa de correios do mundo, menor apenas que o sistema da Alemanha, e vem sendo terceirizada, sucateada e dilapidada pelas diferentes gestões que passaram pelo governo federal no último período.

Mesmo com todos os problemas decorrentes das más gestões, a ECT foi eleita pela Revista Forbes, em 2016, como a melhor empresa de correios entre todos os países.

A ECT é muito rentável, por isso grandes empresas mundiais estão de olho para abocanhá-la. Oferece um serviço social utilizado por milhões de pessoas, que vai desde a entrega de encomendas a serviços postais e até bancários. A empresa tem um papel estratégico na integração e comunicação nacional. Em algumas cidades, a agência dos CORREIOS é também o único posto bancário no local. É a 2ª maior empregadora do país. Devido ao seu importantíssimo papel é que o sucateamento dos CORREIOS atinge diretamente a população, especialmente devido ao atraso na entrega das correspondências e encomendas.

Atualmente, a entrega de encomendas já foi aberta para o setor privado. Contudo, muitas empresas acabam atrasando ou não fazendo as entregas e depois terceirizam os próprios CORREIOS para entregar uma encomenda comprada pela internet.

 

 

Sindppd/RS

 
* Com informações do site da central CSP-Conlutas

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br