180816assembleia_TERRA

Setor Privado – Trabalhadores do TERRA aprovam Acordo Coletivo 2017/2018

0 818
image_pdfimage_print

 

Os trabalhadores da empresa TERRA Networks aprovaram, por unanimidade, a proposta de ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) para a Campanha Salarial 2017/2018 do Setor Privado de TI. A decisão foi tomada pelos 55 colegas que participaram da assembleia nessa quinta-feira (16/08), na sede da empresa em Porto Alegre (RS).

Foram mais de 6 meses de tratativas entre a empresa e o Sindppd/RS para chegar na redação do Acordo Coletivo que foi apresentado aos trabalhadores nessa quinta-feira. A demora se deu porque a representação do TERRA havia negado a permanência de alguns itens da atual Convenção Coletiva (CCT) do setor privado, entre elas a cláusula conhecida como garantia de ultratividade do Acordo Coletivo.

O Acordo Coletivo aprovado prevê reajuste salarial e dos benefícios de 1,48% referente ao INPC de 1º de Setembro de 2017, que passa a ser a nova data-base dos colegas do TERRA. Os retroativos referente à data-base (Setembro/2017 a Julho/2018) serão pagos na folha de Agosto. Com o reajuste, o vale alimentação/ refeição passou para R$ 1.064,56 mensais e o auxílio creche em até R$ 571,36.

No ACT 2017/2018, conseguimos manter três cláusulas muito importantes que temos na Convenção das empresas particulares, que se referem aos direitos dos trabalhadores: a ULTRATIVIDADE (o atual Acordo Coletivo irá vigorar até que um novo seja fechado, mesmo se ultrapassarmos a data-base); a HOMOLOGAÇÃO das rescisões do contrato de trabalho sejam feitas no sindicato; e o BANCO DE HORAS se mantém clausulado no Acordo Coletivo.

O destaque do ACT 2017/2018 dos trabalhadores do TERRA é a Cláusula 34ª, a qual garante licença remunerada de 5 dias para trabalhadoras que forem vítimas de violência contra a mulher. O item ainda prevê que a licença pode ser estendida caso seja necessário. É uma medida que, infelizmente, é bastante necessária, já que ampara a mulher diante da escalada da violência de gênero que vivenciamos diariamente no Brasil e no mundo. Seria interessante que as empresas de TI em geral implementassem essa medida nos acordos e, o SEPRORGS, na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da nossa categoria. Que sirva de exemplo!

Esta foi a primeira experiência de assembleia com trabalhadores de uma EMPRESA PRIVADA em seu local de trabalho. A opinião geral, tanto dos diretores do sindicato como dos trabalhadores, é bastante positiva, e já combinamos que dentro de algumas semanas começaremos a tratar da próxima campanha salarial.

Colegas do TERRA: o acordo será disponibilizado nos próximos dias, após a assinatura das partes. Fiquem atentos!

 

 

TRABALHADORES DO TERRA APROVAM DESCONTO ASSISTENCIAL. É A CATEGORIA FORTALECENDO O SINDPPD/RS!

Na assembleia dessa quinta-feira (16/08), os trabalhadores do TERRA Networks também aprovaram a cláusula da CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL de 2% nos salários. O valor será descontado UMA ÚNICA VEZ nos salários de Setembro. Como sempre fazemos, o Sindppd/RS abrirá prazo para os colegas que não queiram contribuir possam se opor; divulgaremos o calendário em breve.

O dinheiro arrecadado com a CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL será para ajudar a pagar os gastos da Campanha Salarial do Setor Privado. A decisão tomada pelos colegas do TERRA Networks é mais um passo na tomada de consciência da categoria que, ao ver a importância de um SINDICATO DE TI FORTE, assume a manutenção do Sindppd/RS!

Sozinhos, pouco conseguimos, colegas. A saída dos TRABALHADORES é se ORGANIZAR e LUTAR JUNTOS. Todos juntos, com o sindicato, SOMOS FORTES!

 

 

HISTÓRICO DAS NEGOCIAÇÕES COM O TERRA

Em anos anteriores, já tínhamos fechado acordo parcial com o TERRA Networks para garantir antecipação do pagamento da correção salarial e nos benefícios, mas sempre ficavam as garantias da Convenção Coletiva assinada com o SEPRORGS (sindicato dos empresários da TI). Desta vez é diferente, pois agora é um Acordo Coletivo SOMENTE entre a empresa TERRA Networks e o Sindppd/RS.

 

À luta, colegas da TI!

 

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br