SETOR PRIVADO – GetNet já faz 40h em São Paulo. Está na hora de reduzir a jornada aqui no RS!

2 235
image_pdfimage_print

 

Em nosso estado há muitas empresas que já têm a jornada de trabalho de 40h mas, infelizmente, por conta da negativa histórica dos empresários nossa Convenção Coletiva ainda prevê 44h semanais. Estamos retomando a Campanha pelas 40h diretamente com as empresas.

A empresa GETNET está entre as maiores da TI no Rio Grande do Sul. Ela emprega cerca de 500 trabalhadores em Porto Alegre (RS). Recentemente, o banco Santander comprou os 11,5% restantes do capital social por R$ 1,431 bilhão, terminando de aquiri-la. A empresa atua em soluções para e-commerce, ramo que tem se expandido e gerado altos lucros.

Aqui no RS, a GETNET impõe aos seus trabalhadores uma jornada de trabalho de 44h semanais, reconhecidamente uma jornada extenuante. Em São Paulo, esta mesma empresa faz 40h semanais, estado em que os trabalhadores, organizados com seu sindicato, o Sindpd/SP, conseguiram reduzir a jornada sem diminuir os salários numa forte luta em 2011. Em SP, a jornada de 40h semanais está prevista na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), abrangendo todas as empresas de TI do setor privado daquele estado. 

A realidade nos mostra que é CONCRETAMENTE POSSÍVEL reduzir a jornada sem reduzir os salários dos trabalhadores, pois já está comprovado que não existe perda de produtividade, são inúmeros os estudos sobre este tema. Em nosso estado, já fechamos acordo de 40h semanais direto no TERRA Networks, CYBERWEB (KingHost), CTIS, ZENVIA e E-trust S.A., entre outras. O último acordo coletivo assinado com redução de jornada se deu com a empresa DBServer, que passará a ter 40h a partir de Julho de 2019, uma importante conquista para os trabalhadores daquela empresa. SAP, matriz da TOTVS* e HP também são outras empresas que praticam as 40h semanais.

Se a GETNET implementou a jornada de trabalho de 40h semanais em São Paulo e não teve maiores impactos entendemos que chegou a hora de praticar a mesma jornada também no Rio Grande do Sul. Basta se organizar e concretizar o sonho de centenas de trabalhadores.

 

À luta!

 

Sindppd/RS

 

* Trabalhadores da empresa em outras cidades, como em Caxias do Sul (RS), têm jornada de 44h semanais e não de 40h. Alteração feita em 3/01/2019, às 12h19min  

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

2 Comentários

  1. Funcionario da TOTVS 2 janeiro, 2019 - 10:44 à 10:44

    TOTVS caxias do sul trabalha 44h =) , quando vamos ter 40h semanais como a matriz? Vocês estão procurando nos ajudar? fica difícil contribuir dessa maneira onde somos excluídos.

  2. João 3 janeiro, 2019 - 10:05 à 10:05

    E na agibank? Existe algum contato programado? Aqui a carga horária é 44h semanais também

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br