SETOR PRIVADO – CAPGEMINI e SALUX são autuadas pelo Ministério do Trabalho

1 641
image_pdfimage_print

 

As empresas CAPGEMINI (CPM Braxis) e SALUX foram autuadas pela SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/SRTE, órgão de fiscalização do Ministério do Trabalho) devido a irregularidades denunciadas pelo Sindppd/RS. A CAPGEMINI foi denunciada em Julho de 2016 e, a SALUX (CLIQUE AQUI), em Fevereiro deste ano. Todas as ilegalidades levadas pelo sindicato ao órgão competente foram encaminhadas pelos trabalhadores das empresas.

Em relação à CAPGEMINI, a fiscalização da SRTE constatou que a empresa não cumpre os requisitos exigidos para utilização do Registro Eletrônico de Ponto, o que motivou a autuação.

Na SALUX, a SRTE/RS detectou que a empresa deixava de conceder o intervalo mínimo de 11 horas consecutivas para descanso entre duas jornadas e que prorrogava a jornada normal de trabalho além do limite de duas horas diárias, sem justificativa legal. No entanto, a SRTE não constatou, no momento da fiscalização, irregularidade quanto ao recolhimento do FGTS e aos salários previstos na Convenção Coletiva (CCT), nem  a ocorrência de desvio de função de trabalhadores.

Ao serem autuadas, as empresas deverão ser multadas pelo Ministério do Trabalho e corrigir as ilegalidades.

 

Pedimos aos colegas que acompanhem se a CAPGEMINI e a SALUX irão se readequar à legislação e às determinações da SRTE. Caso as irregularidades prossigam, avisem a Secretaria Geral do Sindppd/RS pelo e-mail secretariageral@sindppd-rs.org.br, a fim de que o sindicato faça novas denúncias à SRTE e, até mesmo, tomar medidas judiciais cabíveis.

 

Trabalhadores da TI: a CCT (Convenção Coletiva) e a legislação trabalhista são os nossos direitos, conquistados com MUITA LUTA. Não aceite e nem se submeta às ilegalidades das empresas. Faça valer os seus e os nossos direitos! Denuncie ao sindicato!

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

1 comentário

  1. Sr. Burns 19 maio, 2017 - 17:48 à 17:48

    Sacanagem…

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br