Quase metade dos domicílios brasileiros tem computador

Setor Privado: após muitas tentativas, Sindppd/RS conquista o acesso ao TECNOPUC e ​ao TECNOSINOS

2 406
image_pdfimage_print


Em den​úncia ​feita ​a​o MPT (Ministério Público do Trabalho), o sindicato levou ao órgão o impedimento que sofria ao tentar acessar os locais ​de trabalho para distribuir os boletins da entidade.

O Sindppd/RS, depois de tentar, insistentemente, negociar com as direções da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) o acesso aos locais e acabar com o costumeiro impedimento do acesso e do contato com os trabalhadores nos polos tecnológicos de TI nas duas universidades, acabou por levar o problema para ao MPT (Ministério Público do Trabalho). Resultou numa audiência entre todas as partes, mediada pelo órgão em 23 de Agosto.

O Sindppd/RS nunca conseguiu entrar no TECNOPUC e no TECNOSINOS para conversar com os trabalhadores das empresas, sempre tendo que panfletear nas entradas externas dos dois locais. Valendo-se de estarem em áreas privadas, os seguranças ​determinavam para que o sindicato se retirasse, em todas as vezes que entramos.

Ao serem questionadas pelo MPT devido à nossa denúncia, as direções do TECNOPUC e do TECNOSINOS omitir​am​ a verdade e disseram que não impediam a nossa entrada. Na reunião de mediação​, o Procurador do Trabalho, Luciano Lima Leivas, teve um posicionamento muito positivo, e isso garantiu que os Polos Tecnológicos se comprometessem em  garantir o acesso dos diretores do Sindppd/RS, que deverão se credenciar junto às duas instituições, a fim de distribuir ​os informativos aos trabalhadores.

 

 

CLIQUE AQUI para ver a decisão referente ao TECNOPUC

 

CLIQUE AQUI para ver a decisão referente ao TECNOSINOS

 

 

 

Com a campanha salarial se aproximando, ​o ​acesso do Sindppd/RS será muito importante. Vamos nos organizar!

A saída mediada pelo MPT deve ser considerada como uma vitória da categoria. Se a decisão for cumprida pelas direções dos polos e pelas empresas, o Sindppd/RS poderá se comunicar ​diretamente ​com os trabalhadores, o que até então era bem difícil já que não conseguíamos acessar os locais de trabalho.

A presença do Sindppd/RS, além de ser um direito (pois a Constituição brasileira garante a livre organização ​sindical e ​dos trabalhadores), permitirá  que os colegas dos polos tenham mais informações sobre seus direitos, em relação às negociações das campanhas salariais e dos PLRs etc. E especialmente: possibilitará maior comunicação entre o sindicato e os trabalhadores para nos organizarmos a resistir contra a retirada de direitos e por avanços nos ganhos nas campanhas salariais.

A organização da nossa categoria de TI é fundamental frente à Reforma Trabalhista, que está tentando acabar com a organização coletiva dos trabalhadores, destruindo direitos históricos e tentando consolidar acordos individuais, entre outros prejuízos.

Também será importantíssima na Campanha Salarial do Setor Privado, que em breve iniciaremos a discuti-la, já que a data-base em 1º de Novembro se aproxima.

 

Por isso, colegas do TECNOPUC e do TECNOSINOS, estejam atentos às visitas que o Sindppd/RS fará em breve nas empresas em que trabalham. Leiam nossos materiais, entrem em contato com o sindicato pelo email secretariageral@sindppd-rs.org.br

 

Qualquer contato e informação serão mantidos em sigilo pelo Sindppd/RS. Venha construir a organização e a resistência dos trabalhadores da TI do SETOR PRIVADO no RS!

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

2 Comentários

  1. Analista pobre 8 setembro, 2017 - 16:12 à 16:12

    Muito importante mesmo. Ótima notícia.

  2. Fernando 11 setembro, 2017 - 20:29 à 20:29

    Boa Noite,
    Estamos em 09/2017, em breve chegando na data base. Solicito ao SINDPPD a abertura da pauta de negociação de 2017/2018. Mais importante hoje além da reposição da inflação, será incluir e ampliar cláusulas de estabilidade para pré-aposentadoria e principalmente para novas regras da reforma trabalhista. Estabilidade para evitar demissão em massa para contratação nas novas regras.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117
Guias de Contribuição - (0xx51) 3213-6105

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br