Encerrado o prazo, 56 trabalhadores do SERPRO lotados em Porto Alegre e 1 que está em outro estado se opuseram à contribuição assistencial, acordada em assembleia da categoria, para ajudar a cobrir os gastos da Campanha Salarial 2017/2019. Ao todo, portanto, foram 57 oposições.
A direção do sindicato agradece a todos que contribuíram, pois é dinheiro para investir na garantia dos nossos direitos e na estrutura da nossa entidade.
Números da Regional Porto Alegre
Total geral de trabalhadores: 507
Total lotados na Regional: 370
Total PSEs: 137
Número de oposições: 57 (sendo 1 que está em outro estado), correspondendo a 11% do quadro de trabalhadores da Regional
Os 57 trabalhadores que se opuseram ao desconto correspondem a 11% do quadro de funcionários do SERPRO em todo o Rio Grande do Sul. Destes, 21 são sindicalizados, contribuindo mensalmente ao Sindppd/RS; e 36 colegas não são sindicalizados, não tendo, a partir de 2018, nenhuma contribuição para a organização dos trabalhadores. Dentre os 36 colegas não filiados, 8 foram beneficiados na ação judicial coletiva que repõe descontos indevidos no Plano de Saúde, ganha recentemente pelo sindicato e que será pago nos próximos dias.
Ao contribuir financeira com o sindicato, os trabalhadores estão apoiando e mantendo essa importante ferramenta de luta para as campanhas salariais. Só neste ano, conquistamos quase 6% de REPOSIÇÃO SALARIAL e conseguimos manter nossas 12 APPDs, entre outros direitos fundamentais. Além de ter várias conquistas em ações judiciais. É por esses motivos que vale a pena ter um sindicato forte, democrático e de luta. O Sindppd/RS é muito importante, especialmente num momento de retirada de direitos e de dificuldade até para garantir reposição em salários e benefícios e a própria existência das empresas públicas.
Sindicato FORTE é o que tem a participação dos trabalhadores. Sindicalize-se, colega! Veja como: http://www.sindppd-rs.org.br/ficha.php
COMO SERÁ RECOLHIDA A CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL
O valor cobrado de CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL equivalerá a 2,10% (dois vírgula dez por cento) de um salário, menos que um dia de trabalho, e será descontado, UMA ÚNICA VEZ, direto do contracheque de Agosto/2018 de cada trabalhador. No entanto, o montante NÃO virá integralmente ao Sindppd/RS; conforme a Cláusula 35 do nosso ACT (Acordo Coletivo), 33,79% do valor que arrecadarmos com a CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL ficará AUTOMATICAMENTE com a FENADADOS. Historicamente aqui na Regional do SERPRO, não cobrávamos a CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL porque o governo federal já descontava o imposto sindical (valor de 1 dia de trabalho cobrado em folha ANUALMENTE nos meses de Março) dos trabalhadores, de forma obrigatória. A Reforma Trabalhista extinguiu o imposto sindical obrigatório e o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou a favor.
Frente a essa situação, em assembleia o Sindppd/RS encaminhou para deliberação utilizar a CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL, mesmo que parte dos valores fique para a federação, do que não arrecadar nada para custear os gastos da nossa campanha salarial.
Sindppd/RS
Faça um comentário