SERPRO – Contribuição assistencial: trabalhadores do Serpro fortalecendo o Sindppd/RS

0 325
image_pdfimage_print

 

Encerrado o prazo, 56 trabalhadores do SERPRO​ ​lotados em Porto Alegre e 1 que está em outro estado se opuseram à contribuição assistencial, acordada em assembleia da categoria, para ajudar a cobrir os gastos da Campanha Salarial 2017/2019. Ao todo, portanto, foram 57 oposições.

A direção do sindicato agradece a todos que contribuíram, pois é dinheiro para investir na garantia dos nossos direitos e na estrutura da nossa entidade.

 

Números da Regional Porto Alegre
Total geral de trabalhadores: 507
Total lotados na Regional: 370
Total PSEs: 137
Número de oposições: 57 (sendo 1 que está em outro estado), correspondendo a 11% do quadro de trabalhadores da Regional

 

 

Os 57 trabalhadores​ que se opuseram ao desconto correspondem a 11% do quadro de funcionários do SERPRO em todo o Rio Grande do Sul​. Destes,​ 21 são sindicalizados, contribuindo mensalmente ao Sindppd/RS;​ e 36​ colegas não são sindicalizados, não tendo,  a partir de 2018, nenhuma contribuição para a organização dos trabalhadores. Dentre os 36 colegas não filiados, 8 foram beneficiados na ação ​judicial ​coletiva que repõe descontos indevidos no Plano de Saúde, ganha recentemente pelo sindicato​ e que será pago nos próximos dias​.

Ao contribuir financeira com o sindicato, os trabalhadores estão apoiando e mantendo essa importante ferramenta de luta​ para as campanhas salariais. Só neste ano, conquistamos quase 6% de REPOSIÇÃO SALARIAL e conseguimos manter nossas 12 APPDs, entre outros direitos fundamentais​. Além de ter várias conquistas em ações judiciais​. É por esses motivos que vale a pena ter um sindicato forte, democrático e de luta. O Sindppd/RS é muito importante, especialmente num momento de retirada de direitos e de dificuldade até para garantir reposição em salários e benefícios e a própria existência das empresas públicas.

Sindicato FORTE é o que tem a participação dos trabalhadores. Sindicalize-se, colega! Veja como: http://www.sindppd-rs.org.br/ficha.php

 

 

COMO SERÁ RECOLHIDA A CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL

O valor cobrado ​​de CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL equivalerá a 2,10% (dois vírgula dez por cento) de um salário​, menos que um dia de trabalho,​ e será descontado, UMA ÚNICA VEZ, direto do contracheque de Agosto/2018 de cada trabalhador. No entanto, o montante NÃO virá integralmente ao Sindppd/RS; conforme a Cláusula 35 do nosso ACT (Acordo Coletivo), 33,79% do valor que arrecadarmos com a CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL ficará AUTOMATICAMENTE com a FENADADOS. Historicamente aqui na Regional do SERPRO, não cobrávamos a CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL porque o governo federal já descontava o imposto sindical (valor de 1 dia de trabalho cobrado em folha ANUALMENTE nos meses de Março) dos trabalhadores, de forma obrigatória. A Reforma Trabalhista extinguiu o imposto sindical obrigatório​ e o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou a favor.

Frente a essa situação, ​em assembleia o Sindppd/RS ​encaminhou para deliberação utilizar a CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL, mesmo que parte dos valores fique para a federação, do que não arrecadar nada para custear os gastos da nossa campanha salarial.

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br