Relato da reunião de Mediação com o TRT na manhã desta quinta-feira, 20/8. Nesta sexta-feira teremos assembleia

0 118
image_pdfimage_print

A posição do sindicato: O Sindicato apresentou mais uma vez a sua posição de repúdio à atitude da empresa e reafirmando que estão, com esta postura, fazendo uma provocação aos trabalhadores, não deixando para a categoria outra saída que não seja a greve. Também foi dito que, por conta desta situação, em assembleia na quarta-feira, 19/08/20, foi aprovada por quase 300 colegas um calendário de mobilização com data da greve para terça-feira, 8 de setembro. Temos, com isso, ainda algum tempo para buscar uma solução justa para o impasse, pois negociação sem o pagamento integral dos direitos do atual ACT é imposição.

A posição da empresa: os representantes da empresa permaneceram com seu posicionamento de suspensão do cumprimento do acordo, desrespeitando a cláusula 95, que foi redigida por ambas as partes – empresa e sindicato – tentando agora distorcer o que escreveu. Voltou a falar que quer negociar, mas já antecipou que não abre mão da extinção do anuênio e quinquênio, PPR, entre outras cláusulas.

A mediação: após acalorados debates, fizemos esclarecimentos ao mediador e a representação da empresa sobre o calendário de mobilização aprovado ontem pelos trabalhadores pois, pelo lado patronal, houve a tentativa de forçar uma interpretação de que com greve já declarada fica mais difícil de negociar. Ao final, na busca mais uma vez de uma solução para o impasse, o sindicato propôs como medida conciliatória, desde que seja referendado posteriormente pela assembleia dos trabalhadores, a prorrogação por 9 meses do Acordo Coletivo de Trabalho, findando o mesmo em 31/03/2021. Ou seja, uma proposta intermediária entre os 6 meses oferecidos pela empresa e os 12 meses já previstos na Cláusula 95ª do ACT.

A proposta apresentada pelo sindicato teve boa acolhida pelo mediador e pelo representante do MPT e ambos consideraram ponderada e razoável. A empresa levará essa proposta aos seus superiores e ficou de retornar sua resposta até segunda-feira, 24/08/20.

Próximos passos: o mediador verificou que teremos assembleia na terça-feira, 25/08 e o sindicato comprometeu-se a apresentar a resposta da empresa para avaliação e deliberação dos trabalhadores. Esperamos que a PROCERGS e o Governo do Estado façam uma profunda avaliação da alternativa sugerida, pois da parte dos trabalhadores estamos chegando no limite do razoável. E que, assim, possamos ir para a renegociação das cláusulas sem imposições.

A afirmativa de estado de penúria financeira caiu por terra uma vez que informamos que a empresa dobrou o número de diretorias e o estado quitou os salários do funcionalismo referentes a julho/2020 em 14/08/20. Fato inédito diante do cruel parcelamento que operava até então.

Ficou marcada nova audiência para dia 03/09/2020, às 16h. Para ver a ata da reunião de mediação com TRT, clique aqui.

Prancheta 1 copiar 19c

ASSEMBLEIA NESTA SEXTA-FEIRA, 21/8

Nesta sexta-feira, 21/08, estaremos novamente em assembleia, a partir das 13h30min e lá daremos todas as informações e a avaliação do que aconteceu nesta medicação. Acontecerá no Meet pelo link: meet.google.com/pcq-twnu-oiu. Todos os colegas estão convidados.

É HORA DE MUITA UNIÃO E MOBILIZAÇÃO DE TODOS OS TRABALHADORES DA PROCERGS!

NENHUM DIREITO A MENOS!

Sindppd/RS

Para fortalecer a mobilização, filie-se ao sindicato: www.sindppd-rs.org.br/ficha.php

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br