procergs_geral_DESTAQUE

Trabalhadores se preparam para mobilização frente à intransigência da Procergs

0 266
image_pdfimage_print

 

Cerca de 370 trabalhadores da empresa estiveram presentes na assembleia virtual que aconteceu na tarde desta 4ª feira (12/08). A reunião já iniciou com a sala do Google Meet lotada (250 participantes). Outras 120 pessoas acompanharam pela transmissão feita no canal do Sindppd/RS no Youtube.

Integrantes da CT PROCERGS e do sindicato fizeram um relato sobre a audiência virtual do TST (Tribunal Superior do Trabalho) na semana passada, em que os representantes da PROCERGS e do governo estadual (GAE) rejeitaram a proposta da mediação. Também falaram sobre a proposta apresentada pela direção da PROCERGS para o Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021, que é semelhante à do ano passado, a qual acarretou na greve da categoria: retirada do ATS (adicional por tempo de serviço, no nosso caso anuênio e quinquênio), fim da ultratividade (cláusula 95ª), acaba com o PPR e altera o pagamento da folha para o 5º útil, entre outros itens. Reajuste salarial que nos deve desde 2019, propõe pagar apenas em 2021 e sem os retroativos à data-base.

Importante lembrar que em represália aos trabalhadores por não cederem à pressão e rejeitarem a renovação do ACT 2019/2020 por apenas mais 6 meses, a direção da PROCERGS passou a não pagar alguns benefícios aos trabalhadores. Mas com o decorrer do tempo manteve o plano de saúde e pagou os tíquetes alimentação e rancho. Depois, liberou o auxílio educação infantil ao ser apontada, pelo jurídico do sindicato, de estar agindo de forma ilegal. Mas tem vários benefícios que continuam não sendo pagos e, por isso, a assessoria jurídica do sindicato já acionou a Justiça para que a empresa cumpra com os direitos da categoria.

Na assembleia virtual, muitos colegas se manifestaram na sala do Google Meet e nos comentários do Youtube, e alguns chegaram a fazer uso da palavra, para expressar indignação e revolta com a postura da empresa, além de demonstrarem apoio à postura da CT e do sindicato na defesa do Acordo Coletivo e pela firmeza nas negociações. Também criticaram a direção da PROCERGS e o governo estadual, que nem sequer respeitam o acordado em 2019 e ainda querem impor retirada de direitos. A CT e o Sindppd/RS alertaram que este ataque aos trabalhadores não se restringe à PROCERGS, mas sim integra um processo de sucateamento e de privatização das empresas públicas de TI pelos governos. É o que ocorre de forma mais acelerada com o SERPRO e a DATAPREV, em âmbito nacional, e com a PROCEMPA, no município de Porto Alegre (RS).

Os trabalhadores da PROCERGS que participaram da assembleia compreendem a gravidade da situação e, por isso, já estão se preparando para se mobilizar. A CT e o sindicato apresentaram uma proposta de encaminhamento, que foi aprovada por mais de 270 trabalhadores via votação por formulário.

 

 

O que foi aprovado na assembleia virtual:

# Respeito e exigência da manutenção das cláusulas do Acordo Coletivo enquanto perdurar a negociação, como previsto na Cláusula 95;

# A proposta feita pela PROCERGS para fechamento de Acordo Coletivo é inaceitável pelos trabalhadores devido a alterações e exclusões de vários itens. Por este motivo, precisamos de que todos os direitos do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) sejam restabelecidos para prosseguir com a negociação;

# Assembleia virtual de mobilização na próxima 4ª feira (19/08), às 13h30min. Na pauta, debate e deliberação de calendário de mobilização, inclusive prevendo data da greve a ser preparada para início de Setembro caso a empresa continue intransigente em não cumprir a Cláusula 95ª, que prevê a manutenção dos direitos do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho);

# Assembleia virtual após a mediação do TRT que acontece em 20 de Agosto, com data a ser definida pela CT PROCERGS e o Sindppd/RS;

 

 

200812assembleia_procergs_1

200812assembleia_procergs_2

 

 

À luta, colegas da PROCERGS. Esperamos todos e todas na assembleia da 4ª feira da semana que vem  (19/08). Quanto mais colegas participarem, mais fortes estaremos para defendermos nossos direitos!

Ajudem a divulgar as assembleias nos seus setores e entre os seus colegas conhecidos!

 

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br