PROCERGS – Retirada do plebiscito para privatização de estatais e empresas públicas pode atingir a PROCERGS

0 144
image_pdfimage_print

 

Existe uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) tramitando na Assembleia Legislativa que tira a obrigatoriedade de plebiscito para venda de estatais e empresas públicas, como da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás). O projeto chegou à Assembleia Legislativa em Fevereiro e já teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

A retirada da exigência de plebiscito para venda dessas estatais e empresas públicas coloca a PROCERGS praticamente na mesma condição; ou seja, se hoje ainda não se fala diretamente na PROCERGS, isso de forma nenhuma pode ser descartado.

Em entrevista à Rádio Guaíba na semana passada (10 de Abril), o governador Eduardo Leite se mostrou confiante com a aprovação da PEC e afirmou ser favorável à mesma medida para uma possível privatização do Banrisul ou da PROCERGS. “Particularmente, sou contra a obrigatoriedade [do plebiscito]”, disse ele. Veja a matéria da Rádio Guaíba neste link: https://guaiba.com.br/2019/04/10/confiante-na-retirada-de-plebiscito-na-assembleia-leite-defende-medida-para-demais-estatais/

 

 

PRIVATIZAÇÃO DA PROCERGS: Será que o governador faltou com a verdade aos trabalhadores durante a campanha eleitoral?

Já é um hábito da CT PROCERGS (comissão de trabalhadores) e do Sindppd/RS entrevistar os candidatos ao governo do RS na campanha eleitoral, a fim de questioná-los sobre suas intenções para com a TI gaúcha, os serviços públicos gaúchos e a PROCERGS.

Na eleição passada não foi diferente. Em Outubro de 2018, entrevistamos os dois candidatos que concorriam no 2ª turno: Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (PMDB). Questionado sobre privatizar a PROCERGS durante o seu governo, Leite respondeu que não via a privatização da empresa como uma possibilidade interessante para o Estado.

Relembre a entrevista da CT PROCERGS e do Sindppd/RS aos candidatos ao governo estadual neste link: http://www.sindppd-rs.org.br/propostas-dos-candidatos-ao-governo-do-rs-para-a-ti-e-para-a-procergs/

Julgando pelas posições pré e pós-eleição, parece que as intenções de Eduardo Leite quando candidato podem não se confirmar agora como governador.

Para defender nossos empregos e nossos direitos, também defender a PROCERGS e a TI pública, só com os trabalhadores organizados numa forte resistência e indo à luta, colegas. Não esperemos que vá cair do céu a solução. Construamos NÓS, os TRABALHADORES, as nossas saídas!

Fiquemos em alerta e mobilizados! Isso passa por fortalecer o SINDICATO, com a SINDICALIZAÇÃO EM MASSA, e com isso garantir esta importante ferramenta dos trabalhadores.

 

 

ATENÇÃO: A CT PROCERGS e o Sindppd/RS receberam dos trabalhadores da CEEE, da CRM e da SULGÁS os abaixo-assinados CONTRA a privatização das estatais e a retirada do plebiscito do texto da nossa Constituição Estadual. Os abaixo-assinados estão com os membros da CT PROCERGS e com o sindicato para poderem ser passados nos setores na empresa. Temos que demonstrar nossa solidariedade assinando aos abaixo-assinados! Hoje, nossos colegas servidores públicos estão na lista de privatizações; amanhã não está livre de ser a PROCERGS.

Procure a CT PROCERGS ou o Sindppd/RS e assine os abaixo-assinados!

 

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br