PROCEMPA – PROCEMPA FICA! Direção da empresa dá mais um passo para fragilizar a Procempa pública! Não queremos sair da sede!

0 129
image_pdfimage_print

 

Nesta 4ª feira (13/07), às 13h30min, tem assembleia. Tua participação é fundamental!

 

A direção da PROCEMPA e a prefeitura de Porto Alegre (RS) querem dar mais um passo para enfraquecer a empresa pública de TI da Capital. Na 6ª feira passada (8/07), a direção enviou mensagem aos trabalhadores e às trabalhadoras comunicando a decisão de transferir parte da empresa para o antigo prédio da Habitasul, no centro da cidade. A parte da infraestrutura ainda permaneceria inicialmente na sede, diz o texto, que seria cedida para ocupação da Secretaria Municipal de Segurança (Smseg).

O que a direção da PROCEMPA chama de uma adaptação aos novos tempos de trabalho híbrido significa, em sua essência, mais uma etapa do desmonte da empresa pública de TI. Ao demorar para realizar concurso público para repor trabalhadores e ao tirar sistemas importantes da empresa, como o caso do DMAE, direção e prefeitura municipal reduzem o tamanho da PROCEMPA Pública na administração municipal, justificando também diminuir seu espaço físico, já que a maioria dos cerca de 252 funcionários estão trabalhando em casa. É importante lembrar que, não faz muito tempo, a empresa chegou a ter mais de 300 trabalhadores.

A divisão física dos colegas e o fim do prédio da PROCEMPA é uma medida arbitrária, tomada sem consultar os trabalhadores e as trabalhadoras, e que beira a irresponsabilidade, já que não envolveu nenhum estudo ou análise dos impactos técnicos, organizacionais e financeiros. Divide e busca isolar ainda mais os funcionários, com o objetivo de enfraquecer nossa organização, resistência e luta. Também ignora qualquer tipo de mudança futura que possa ocorrer no cotidiano do trabalho. Se for necessário retomar a jornada presencial de forma mais intensa, onde serão realocados os funcionários?

Por fim, a medida ainda ganha até um sentido irônico quando, em seu comunicado, a direção da empresa defende a mudança afirmando que “também fortalece nosso papel estratégico junto à administração pública, estando no centro das decisões da Prefeitura (…)”. A mesma gestão da prefeitura, do prefeito Sebastião Melo, que fez de tudo para alterar a lei da criação da empresa, tem contrato caro e sem licitação com a Gartner,  contratou analistas por fora da empresa para assessorar a administração nas decisões em tecnologia de forma independente da PROCEMPA. Ora, até então as decisões técnicas indicadas pelos funcionários da PROCEMPA pareciam não ser confiáveis aos olhos desta gestão da prefeitura. Por que nos querem tão perto agora?

Não nos enganemos, colegas. São belas palavras usadas para nos engrupir. É chegada a hora de irmos à luta mais uma vez em defesa dos nossos empregos, direitos e da PROCEMPA PÚBLICA!

 

Vamos fortalecer nossa resistência! A PROCEMPA FICA! Participe da assembleia nesta 4ª feira (13/07), às 13h30min!

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br