PROCEMPA – Os trabalhadores e trabalhadoras da PROCEMPA não aceitam os ataques da PGM

0 132
image_pdfimage_print

 

Os trabalhadores tomaram conhecimento do parecer de ​um procurador da PGM (Procuradoria Geral do Município) sobre a renovação do contrato da PROCEMPA com a prefeitura de Porto Alegre. Vale lembrar que a PROCEMPA foi criada para atender as demandas da prefeitura, assim como a PROCERGS foi instituída para atender serviços de TI do Estado do RS e, o SERPRO, para atender as demandas da TI para a Receita Federal e outros órgãos do governo federal.

Nesse sentido, não é novidade que de tempos em tempos surjam posições que extrapolam a questões técnicas e entram no debate político sobre o tamanho do Estado, o que deve comportar os serviços públicos​ etc. Por trás do debate de economicidade e necessidade de licitação dos serviços públicos, preocupação com uma certa dependência de empresas públicas de TI, está um outro debate: há uma visão de que tudo que é público é ruim e de que a privatização é o caminho, a verdade e a vida. Mas será que isso é coerente?

Para além do pano de fundo que encobre uma visão de Estado mínimo, é preciso mais uma vez provar o que já foi atestado e sacramentado. O questionamento sobre a economicidade já foi respondido pela PROCEMPA por meio de pesquisa entregue à prefeitura em 2017, e até que provem em contrário a empresa é sim mais barata que o setor privado. Qual o custo para manter a inteligência dos serviços, mesmo com a troca de governo que acontece de quatro em quatro anos, será que os procuradores da PGM têm alguma ideia disso? A própria PGM, o que acha de ter seus procuradores trocados de tempos em tempos? Aliás, em 2011 vários deles passaram de assessores para Procuradores de Carreira por meio de lei com argumento de que já cumpriam as mesmas tarefas dos procuradores.

Sobre a dependência da prefeitura em relação à PROCEMPA, pois seus trabalhadores fazem greve, é uma afronta a qualquer pessoa que respeite a Constituição Brasileira e que, por experiência de vida, sabe que em qualquer empresa ou órgão do serviço público há sempre a possibilidade de acontecer greves – os municipários que o digam.

Durante a última greve, a CT PROCEMPA e o sindicato deram publicidade sobre a enorme capacidade do corpo técnico da empresa para atender as necessidades da cidade nas áreas da segurança, saúde e educação; o baixo custo para o cercamento eletrônico, que ainda não foi feito; o premiado sistema Gerint; a volta do SIAT, que é um grande exemplo do alto custo da privatização dos serviços, feita em um passado não muito distante por ordem da prefeitura.

O que faz mal ao município e à sua população são as tentativas comuns de desmerecer seus trabalhadores, desprestigiar os serviços públicos e desinvestir no que é básico para nossa cidade e para a maioria da sua população que precisa de serviços públicos.

A mobilização de todo o quadro funcional da PROCEMPA é fundamental para enfrentar mais este desafio e buscar aliados para, juntos, defendermos a nossa empresa.

NA TERÇA-FEIRA (24/07), às 13h30min, teremos ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES para debater sobre este e outros temas importantes.​

Estamos em contato com a assessoria jurídica do sindicato para analisar o parecer e, por meio de contato com a empresa, soubemos que haverá uma reunião da PROCEMPA com o CETIC para tratar deste assunto na próxima segunda-feira (23/07).

 

TRABALHADORES UNIDOS EM DEFESA DA PROCEMPA​!

 

ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES DA PROCEMPA
Nesta TERÇA-FEIRA (24/07) – Às 13h30min
Na empresa


Nos vemos lá!

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br