PROCEMPA – Mediação no TRT sobre alteração do plano de saúde

0 240
image_pdfimage_print

 

180511mediacao_1

 

O Sindppd/RS e representantes da CT (Comissão de Trabalhadores) da PROCEMPA participaram d​e nova reunião de mediação com a direção da empresa, que ocorreu na tarde desta sexta-feira na sede do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em Porto Alegre. Uma representante do MPT (Ministério Público do Trabalho) também esteve presente na mesa. No plenário, a assessoria jurídica do CCG (Centro Clínico Gaúcho) assistiu à mediação, junto com os demais colegas.

CLIQUE AQUI para ver a ata da mediação

Não houve avanços. A representação dos trabalhadores relatou ​que a empresa inviabilizou as negociações ao assinar o contrato com a operadora licitada, que não atende o previsto no plano de saúde previsto no ACT (Acordo Coletivo de Trabalho), e também apresentou problemas que estão sendo enfrentados por trabalhadores hospitalizados devido à troca da operadora do plano, que tem menos assistência do que a anterior UNIMED.

Os representantes reclamaram que a substituição de uma operadora de plano de saúde mais barata à empresa (e consequentemente, com menos serviços disponíveis aos trabalhadores) foi decidida de forma unilateral pela direção da PROCEMPA e prefeitura municipal, sem diálogo com os funcionários. Afirmaram, ainda, que a medida descumpre o próprio ACT e a liminar judicial que amparava os trabalhadores até então.

 

180511mediacao_2

180511mediacao_3

 

Já a representação da PROCEMPA se limitou a informar que as 4 ​pessoas internadas em hospitais que não são cobertos pelo CCG (Centro Clínico) ficarão nos locais até que ganhem alta médica. Esses custos ficarão a cargo da nova operadora.

Uma próxima mediação foi marcada para 7 de Junho, às 15h30min, no TRT.

 

 

Ação judicial sobre a substituição no plano de saúde

Na terça-feira (15/05), acontecerá a audiência na 2ª Vara do Trabalho referente à ação judicial movida pelo Sindppd/RS contra a alteração no plano de saúde dos funcionários da PROCEMPA. O sindicato e a assessoria jurídica estarão presentes.

A mediação dessa sexta-feira foi influenciada por esta audiência, que deverá ter encaminhamentos em relação a essa questão. O sindicato e a CT PROCEMPA têm se esforçado em buscar uma negociação com a direção da empresa sobre esse assunto. No entanto, tanto a prefeitura quanto a empresa ignoram e têm tomado as decisões de forma unilateral, sem consultar os trabalhadores. Os próprios estudos e levantamentos em relação à opção de planos de saúde estão prontos, mas não tivemos oportunidade de entregá-los e conversar sobre, pois a PROCEMPA ​se antecipou às negociações e já assinou contrato com o Centro Clínico Gaúcho.

Seguimos fortes na luta pelos nossos direitos, colegas da PROCEMPA. Fiquem atentos e atendam às convocações do sindicato!

 

Sindppd/RS 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br