PROCEMPA – IMPORTANTE: informações das atas do Conselho de Administração apontam desmonte da PROCEMPA

0 205
image_pdfimage_print

 

Em assembleia realizada no início de Março, os trabalhadores deliberaram por solicitar acesso às atas das reuniões do conselho de administração da PROCEMPA desde 2019. A decisão foi tomada uma vez que essas informações deveriam ser públicas e havia insatisfação relacionada ao fato de que a direção da PROCEMPA alegava não ter conhecimento prévio das ações que visavam o enfraquecimento da empresa, como o plano de “downsizing da PROCEMPA”, previsto no cronograma da consultoria Gartner, ou boatos repetidamente espalhados entre os trabalhadores sobre eventuais reduções do número de empregados.

A partir desta deliberação da categoria, o Sindppd/RS passou a solicitar reiteradamente o acesso às atas. Porém, a empresa só forneceu os extratos das atas de reunião na última segunda-feira, após termos feito pedido via LAI (Lei de Acesso à Informação).

CLIQUE AQUI para ver os extratos fornecidos

 

 

Os extratos das atas trazem algumas informações MUITO relevantes:

# A direção da PROCEMPA, representada pelo diretor presidente, diretor administrativo e/ou diretor técnico, esteve presente em 13 das 15 reuniões realizadas pelo conselho de administração entre Fevereiro/2019 e Abril/2020;

# O processo de avaliação dos empregados e assuntos relacionados a esse tema foram tratados em 9 dessas 15 reuniões;

# Foi criado um comitê/grupo para acompanhar o ciclo de avaliações da PROCEMPA. Não está claro quem são os integrantes deste grupo, porém a empresa já possui a Comissão do PCES, que é uma comissão paritária e que possui, entre as suas atribuições, a responsabilidade de acompanhar o processo de avaliação dos empregados. Houve, inclusive, deliberação para que “a direção apresente projeto de avaliação dos empregados com base em gestão de mérito e gestão de desempenho”.  Já existe um processo de avaliação definido e que faz parte do próprio PCES;

# A reestruturação da PROCEMPA começou a ser discutida nas reuniões do conselho de administração muito antes da contratação da consultoria Gartner. Foi solicitado inclusive “mapeamento dos principais serviços, principais entregas, número de empregados necessários para realizar as principais entregas, Escritório de Projeto (PMO) e as diretrizes da área técnica”;

# A aprovação do orçamento para 2020 chegou a ser condicionada à “apresentação detalhada pela diretoria executiva da proposta de reestruturação que suporte o orçamento apresentado e demonstração de alinhamento com a PMPA”;

# A proposta da Gartner para planejamento estratégico começou a ser analisada pelo conselho em 11/10/2019;

# Houve proposta de um Código de Ética e Conduta Disciplinar. O referido código foi aprovado em 14/11/2019, mas até hoje a ampla maioria dos empregados da PROCEMPA não tem qualquer conhecimento a respeito.
Chama a atenção também o fato de que o PLE 032/2019, que coloca em risco a sobrevivência da PROCEMPA, não consta em nenhum dos extratos das atas de reunião do conselho.

 

Uma descoberta gravíssima: Conselho de Administração, direção da empresa e prefeito estão juntos pelo desmonte da PROCEMPA Pública

Esses extratos de atas mostram que o Conselho de Administração, a direção da empresa e o prefeito estão alinhados para fazer o desmonte da PROCEMPA. As ameaças decorrentes dos temas tratados nas reuniões são claras. Por isso, é importante reiterar a disposição dos trabalhadores e de seus representantes de lutar pela defesa da empresa e dos direitos conquistados, como é o caso do PCES, que foi elaborado com a participação dos trabalhadores e é uma conquista do grupo.

A direção da PROCEMPA tem a responsabilidade de defender os interesses da empresa. Não aceitaremos mais o argumento de que não havia conhecimento prévio a respeito das ações adotadas pela PMPA e pelo próprio conselho.

Os membros do conselho de administração também deveriam atuar visando proteger os interesses da PROCEMPA. Porém, indicados pela gestão Marchezan, desempenham o papel para o qual foram escolhidos, atacam a empresa e seus empregados.

Devemos permanecer atentos e em defesa da PROCEMPA Pública, prestando relevantes serviços à população de Porto Alegre!

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br