PROCEMPA – Encerrada campanha salarial da Procempa

0 28
image_pdfimage_print

101223destaquemobilizacaoprocempa

Na Procempa, a campanha salarial se encerra, mas ainda temos muito pelo que lutar. Na foto, uma das diversas mobilizações feitas na empresa.

Na tarde dessa quarta-feira, 22/12/10, após várias mobilizações, assembleias e algumas tentativas de negociações, a direção da Procempa resolveu apresentar uma proposta com pequena mudança adicional ao IPCA de 5,2%. A pressão das festas de final de ano e férias fez com que fosse indicada a aceitação da proposta da empresa, que foi a antecipação nos redutores do Adiantamento de Salário nas férias da seguinte forma:

2012 88,87%
2011 75,17%
2010 61,55%

A assembleia dos trabalhadores, por maioria dos presentes, deliberou pela aceitação da proposta da empresa, mas ficou a sensação de que as coisas não estão bem resolvidas na Procempa. Outra preocupação dos colegas que participaram de todas as atividades da campanha salarial foi de ver a presença de vários funcionários somente na assembleia final. O momento mais importante da campanha é a hora da pressão, em que os colegas ficam tomando sol e chuva para buscar avanços para todos. Esperamos que todos, na próxima campanha, se sintam responsáveis e participem, desde o início. Ao final da assembleia, um grupo de trabalhadores ficou no pátio da empresa, avaliando a Campanha Salarial, a situação da empresa, a inexistência de um Plano de Cargos, com 16 anos sem promoções, mudança da data-base, etc.

Temos que debater um outro mês para a data-base

Já há algum tempo os trabalhadores vem notando que novembro não é um bom mês para a Campanha Salarial. É preciso mudar a data-base, para não misturarmos com as festas de final de ano, as férias e a já sempre possível definição do orçamento para o ano seguinte. Ontem, após a assembleia, este discurso foi reforçado e devemos, durante o ano de 2011, retomarmos a discussão e fazermos com que todos entendam que, além de mudanças de estratégias, devemos repensar outro mês para a data-base, sob o risco de chegarmos, novamente, ao mesmo final dos anos anteriores.

Plano de cargos e salários e promoções, persistir nessa reivindicação

101223camisetaprocempa
Essa reivindicação ainda não foi atendida.

Apesar de ter sido um mote importante da campanha salarial, a falta das promoções não teve qualquer encaminhamento por parte da empresa e lá se vão 16 anos sem perspectiva de solução para esse problema.

Acreditamos que é possível, a partir de março/2011, retomar esse debate com todos os trabalhadores e construir uma mobilização coletiva para por fim a essa realidade. Não é possível uma empresa, do porte da Procempa, ficar tanto tempo sem um Plano de Cargos e não valorizar o seu quadro funcional.

Basta! É preciso colocar para fora essa indignação, com os trabalhadores se mobilizando, mesmo fora da Campanha Salarial, para dar uma solução definitiva para o problema. Sem luta nada vai mudar!

Situação da empresa preocupa os trabalhadores

Sem concurso público há 11 anos e com uma realidade cruel de ter na empresa mais de 50 Cargos de Confiança (CCs) de fora do quadro, 134 estagiários e 144 terceirizados, está incomodando a todos os que defendem uma empresa pública que valorize a utilização do dinheiro público, que preste serviços de qualidade e planeje seu futuro, tendo em conta os funcionários do quadro de carreira. O sindicato continuará encaminhando a denúncia no Minstério Público do Trabalho, até que se resolva de forma definitiva tal situação, pois esta não foi a primeira gestão da empresa e também não será a última a atuar dessa forma, se essas práticas não forem coibidas. Vamos continuar lutando também por concurso público!?

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br