Por ampla maioria, os trabalhadores e as trabalhadoras da PROCEMPA aceitaram a proposta da empresa, dando fim à Campanha Salarial 2022/2023. A decisão foi tomada em assembleia realizada pela categoria na 4ª feira à tarde (15/06), com a participação de mais de 100 colegas.
Embora a proposta tenha sido aceita, a categoria tinha a expectativa de mais avanços, especialmente porque na contraproposta dos trabalhadores não havia itens com impacto em custos imediatos, mas sim antecipações de pagamento de parcelas e retirada do condicionante em relação à última parcela da proposta econômica, além da anotação da parte não recuperada da perda. A proposta aprovada prevê o pagamento da reposição salarial e dos benefícios no total de 12,06% de forma parcelada, sendo que 1,3% do reajuste fica condicionado à “manutenção do nível de faturamento” da empresa.
Durante o debate da assembleia, a direção da PROCEMPA recuou na alteração da Cláusula 79 – Abono anual, que se refere aos dias de dissídio. Desta forma, a cláusula fica mantida como está atualmente do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho).
Além da questão econômica, mantivemos os principais direitos do Acordo intactos.
Como ficou a votação da assembleia, que aprovou a proposta da direção da PROCEMPA:
Aprova: 73 votos
Rejeita: 12 votos
Abstenções: 3 votos
Esta proposta da empresa, que repõe parte importante das perdas e chegou sem enrolação, é com certeza reflexo da nossa luta em 2021, que culminou com 56 dias de greve. Aceitamos a proposta, conscientes de que temos batalhas enormes a enfrentar como o desmonte da PROCEMPA e a tentativa de retirada de sistemas importantes da empresa para passar à iniciativa privada.
No final da assembleia, os presentes determinaram ainda que a CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL ao sindicato será de 1,5%, com o desconto da contribuição no mês de Julho.
A luta prossegue, colegas! Precisamos seguir unidos e focados na defesa da PROCEMPA PÚBLICA!
Sindppd/RS
Faça um comentário