PARTICULARES – Proposta do TRT está na mesa. Agora é contigo, Seprorgs.

0 92
image_pdfimage_print

Se os empresários continuarem com postura intransigente, os 2% de aumento real e a jornada de 40h voltarão à pauta.

O fechamento da campanha salarial 2011/2012 está nas mãos dos empresários de TI gaúchos e do Seprorgs (sindicato das empresas). O MPT (Ministério Público do Trabalho) já apresentou a proposta de mediação na audiência do dia 02 de Abril: aumento real de 1% a partir de março/2012, além do INPC (6,66%), retroativo à novembro de 2011 (data-base da categoria).

Essa é a proposta feita pelo MPT na audiência de mediação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para fechar a campanha salarial. Isso não significa que o Sindppd/RS abriu mão das principais reivindicações dos trabalhadores, entre elas a redução da jornada de trabalho para 40 horas. Caso o Seprorgs aceite essa proposta do MPT, o sindicato irá manter as demais reivindicações para serem negociadas mais adiante. Uma das formas é continuar negociando individualmente com as empresas, até que o sindicato patronal reconheça sua postura retrógrada e de desvalorização dos trabalhadores, e então resolva avançar.

No entanto, se o os empresários se mantiverem intransigentes e não aceitarem a proposta de conciliação do MPT, o Sindppd/RS retomará a exigência de 2% de aumento real e a jornada de 40 horas no julgamento do dissídio. Afinal, o sindicato já demonstrou toda disponibilidade de negociar; apresentou diversas contrapropostas, levou a negociação ao TRT buscando mediação e até mesmo aceita fechar a Convenção Coletiva 2011/2012 (CCT) com a proposta apresentada pelo MPT ao Seprorgs.

A proposta de 1% de aumento real feita no TRT é o limite. Menos do que isso, é ganhar apenas o INPC e abrir mão da redução da jornada; significa em não avançar em NADA na campanha salarial. Significaria que somente os trabalhadores cederam, enquanto os empresários, que lucram milhões a cada ano, não se moveram um único milímetro nas negociações. Os trabalhadores não aceitam uma campanha salarial sem avanços.

Portanto, empresários, pensem bem na assembleia do Seprorgs na próxima segunda-feira, dia 30 de Abril. A SAP já negociou um ganho real de 1% e oficializou a jornada de 40h semanais tudo em Acordo Coletivo, o que garante o cumprimento dessa jornada pelos trabalhadores.

Somente a SAP ganhou dinheiro em 2011 para fechar um acordo com ganhos aos seus funcionários? Temos absoluta certeza que muitas outras empresas têm condições de fazer o mesmo.

E para finalizar, a tentativa do presidente do Seprorgs, de enganar os trabalhadores, afirmando que várias empresas já concederam reajustes de até 15% e não poderiam arcar com mais este encargo (aumento real), não tem amparo na realidade, pois até a vice-presidente do TRT já garantiu que estes aumentos poderiam ser compensados. Mais uma de quem só quer se beneficiar e manter seus altos lucros intocados.

Seprorgs: os trabalhadores exigem o fechamento da campanha salarial com avanços.

Sindppd/RS

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br