PARTICULARES 2011/2012 e 2012/2013 – Assembleia dos trabalhadores aceita proposta do SEPRORGS
— 18 janeiro, 2013 - 12:18 0 49Com a decisão, estão encerradas as duas campanhas salariais. A luta de 2013 será por redução da jornada de trabalho!
Em assembleia realizada nessa quinta-feira (17/01) à noite, a maioria dos trabalhadores de TI (Tecnologia da Informação) que estavam presentes aceitou a proposta apresentada pelo SEPRORGS nessa semana. Com a decisão, encerram-se as campanhas salariais de 2011/2012 (que estava aguardando julgamento na Justiça) e a de 2012/2013.
No início da reunião, os diretores do sindicato fizeram um resgate da luta árdua que tem sido travada com o SEPRORGS (sindicato das empresas) e com os empresários alinhados a essa entidade, que rejeitaram até o último instante propor aumento real e a redução da jornada. Destacaram que a proposta da patronal somente surgiu devido às mobilizações e à greve da categoria. Também relataram as tentativas de negociações feitas pelo Sindppd/RS, inclusive as das mediações no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em que até mesmo a desembargadora responsável por acompanhar os processos questionou a intransigência e as propostas rebaixadas dos empresários.
Depois, foi aberto espaço para que os trabalhadores tirassem suas dúvidas e dessem suas opiniões. Ficou latente a pressão que boa parte dos trabalhadores enfrentava: colegas de mais de 12 empresas estavam na assembleia; dessas empresas, a maioria não havia antecipado o INPC desde 2011! O debate foi intenso, mas muito respeitoso. Foi abordada a importância da redução da jornada de trabalho e de um aumento real maior, mas ao mesmo tempo a necessidade de boa parte da categoria em receber os reajustes salariais, já que estão com os salários defasados desde 2011.
O Sindppd/RS apresentou uma alternativa de contraproposta na assembleia, que se fosse aprovada seria feita aos empresários na mediação que ocorre na sexta-feira (18/01), às 14h30min, no TRT: 2% de aumento real na campanha de 2012/2013 e uma redução de jornada de trabalho escalonada (42,5h semanais a partir de julho/2013 e 40h semanais a partir de janeiro/2014). No entanto, a maioria dos trabalhadores aprovou a proposta do SEPRORGS, optando por encerrar as campanhas salariais agora em janeiro.
ATENÇÃO, EMPRESÁRIOS: EM 2013, QUEREMOS REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO!
Na assembleia, contou o elemento do desgaste da categoria, que está há dois anos sem Convenção Coletiva, e de uma parcela, que está sem nenhum tipo de reposição salarial ou nos vale-alimentação. É importante informar que ninguém considerou boa a proposta dos empresários, pois a categoria sabe que é muito aquém do que poderiam oferecer. No entanto, não podemos desconsiderar que os trabalhadores e o Sindppd/RS conseguiram quebrar a barreira de intransigência imposta pelos empresários. Com muita luta e insistência, conseguimos abrir um precedente nas negociações e nas campanhas salariais do setor privado de TI do RS, que veio para ficar!
É inegável que foi um avanço, apesar de pequeno. Afinal, foram 11 anos de negociação recebendo apenas o INPC (inflação). É fato que 1%, frente aos milhões que os empresários lucram em cima dos trabalhadores, é muito pouco. Mas estamos, a partir de agora, em melhores condições de continuar a luta por melhores salários e condições de trabalho – incluindo a jornada de 40h.
Chega de sofrimento pelas 44h. Em 2013, essa luta já começou!
Para a campanha salarial de 2013, nosso foco principal será a redução da jornada de trabalho para 40h semanais. A TI de São Paulo e de Pernambuco já tem essa jornada. O Sindppd/RS fez diversos levantamentos econômicos e do crescimento do setor; das empresas que atuam aqui no estado e que têm sede/ filial em SP (portanto, que lá cumprem a jornada reduzida) – inclusive a empresa do presidente do SEPRORGS, a DBC Company, tem escritório em São Paulo. Das empresas de pequeno, médio e grande porte no RS que já fecharam acordo coletivo diretamente com o Sindppd/RS, garantindo aumento real e jornada reduzida, que ajudaram também a quebrar a intransigência do SEPRORGS e do empresariado.
Não faltam fatos e provas de que as condições de trabalho na TI podem e devem melhorar. Para isso, existem “as condições econômicas” favoráveis, tão recorrentes nas falas do empresariado; há a real necessidade, já que os trabalhadores de TI sofrem física e psiquicamente com uma jornada intensa de 44h semanais, com pressão por cumprimento de prazos e metas, por cada vez mais produtivdade, criatividade, por novas ideias.
A luta por melhores salários e condições de trabalho não começou na campanha de 2011, mas é fato que deu um salto com as mobilizações e greve de 2012; e que para avançarmos mais, a luta deve continuar e aumentar em 2013, 2014…
O Sindppd/RS quer fazer um agradecimento especial a toda a categoria e também aos sindicatos parceiros que, por meio da CSP-Conlutas, nossa central sindical e popular, ajudou em todo esse caminho e também nas paralisações nas portas das empresas.
Trabalhador, converse com teus colegas! Chame-os! Junte-se à luta desde já!
Te esperamos!
A LUTA É MAIS FORTE COM UM SINDICATO FORTE
E um sindicato somente é forte, se tiver o apoio e a participação dos trabalhadores. Uma das formas de se fazer isso é a sindicalização. Colega, sindicaliza-te ao Sindppd/RS! Pode ser feito por meio do e-mail sindppd@portoweb.com.br
Venha com a gente!
Sindppd/RS
A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.
Faça um comentário