WhatsApp Image 2022-04-13 at 16.29.27

O discurso é de “NOVA PROCEMPA”, mas o que vemos é a velha história se repetindo

0 262
image_pdfimage_print

 

O discurso da gestão da empresa, desde o início de sua administração, era de transformar a “velha” PROCEMPA em uma “nova” empresa. Só que de novo, até o momento, somente as “propagandas coloridas” veiculadas nas mídias sociais de uma empresa que, na realidade, está enfrentando sérios e graves problemas.

A PROCEMPA vem perdendo trabalhadores de forma acelerada e já tinha uma defasagem enorme, mas apesar desta grave situação a direção demorou mais de um ano para dar os primeiros passos para a realização do concurso público. A falta de pessoal está afetando diretamente os serviços entregues pela companhia, além de sobrecarregar o seu fragilizado corpo técnico – chega a parecer que é proposital deixarem chegar a esta situação. Enquanto isso, a presidente resolve fazer um tour em Curitiba e em São Paulo, viagens estas que, até hoje, não foram explicadas.

Recentemente, saiu o Diretor-Administrativo da PROCEMPA, sr. Marco Antônio do Amaral Seadi, o qual teve sua primeira passagem na empresa no final de 2012 até o início de 2017. Seadi presenciou na PROCEMPA os piores momentos que a empresa enfrentou durante os seus 44 anos de existência, época em que o Sindppd/RS fez várias denúncias as quais, no final, todos sabem o seu desfecho. Seria interessante sabermos os motivos desta saída já que o mesmo, pelas informações até agora divulgadas, não deixou a empresa para ocupar outro cargo. Um supervisor técnico de carreira também foi substituído por um CC externo à companhia. Qual a justificativa para trazer de fora um supervisor para uma área sensível e que tem técnicos altamente especializados?

 

Tentativas de comprar sistemas ultrapassados, com grandes riscos para os serviços públicos, como o GSAN e o SIGEF: o desastre anunciado na TI no Governo Melo

Reafirmamos, mais uma vez, que a gestão da PROCEMPA está sendo, no mínimo, omissa – para não dizer conivente – com a política de desmonte da empresa encabeçada pelo governo municipal de Porto Alegre. Três sistemas importantes de três grandes secretarias da prefeitura estão prestes a sair da empresa de tecnologia do município, sistemas do DMAE, DMLU e da FAZENDA. O que representa de perda de faturamento a saída desses três grandes sistemas? E mais ainda, podendo ocorrer novamente algo similar com a contratação do sistema SIAT há muitos anos atrás, o qual foi contratado no mercado privado e nunca foi entregue em seu funcionamento completo, gerando graves problemas para a gestão municipal. Problemas, estes, que só foram resolvidos quando a PROCEMPA assumiu o desenvolvimento do sistema!

Agora, estão visando a contratação de um novo sistema, dessa vez chamado SIGEF, junto ao mercado privado, em detrimento da PROCEMPA, empresa pública com amplo conhecimento e expertise em soluções tecnológicas para a Prefeitura de Porto Alegre. Além do SIGEF tem o GSAN no DMAE, sistema com linguagem defasada, mais caro e também em detrimento do AQCUA, sistema que estava em desenvolvimento na PROCEMPA. Os estudos técnicos dentro da empresa informaram que os dois sistemas, SIGEF e GSAN, não correspondem às necessidades da prefeitura e colocam em risco os serviços. Mas o prefeito Melo não recua, isso significa que os compromissos com as empresas privadas precisam ser mantidos custe o que custar!

O futuro que se avista na PROCEMPA, até o presente momento, é nebuloso e preocupante. Já vimos um cenário parecido num passado não muito distante envolvendo viagens, contratações de consultorias, eventos, CCs no lugar de técnicos de carreira. Será a história se repetindo? Os trabalhadores e trabalhadoras desta grande empresa pública de T.I. não deixarão que a PROCEMPA regrida no tempo, é hora de lutar por sua empresa e de mostrar o seu valor e o valor da companhia!

O sindicato continuará cobrando, denunciando e, principalmente, lutando junto com os trabalhadores em defesa da PROCEMPA pública, do concurso público e dos direitos dos trabalhadores.

 
CT PROCEMPA e Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br