image_pdfimage_print

 

Com a entrada da Reforma Trabalhista em vigor em Novembro de 2017 (acabou com a contribuição sindical*), a arrecadação do Sindppd/RS passou a ser oriunda de duas origens: da mensalidade paga pelos trabalhadores sindicalizados e do desconto assistencial. Entenda o que é cada um:


SINDICALIZAÇÃO:
o trabalhador opta por se sindicalizar (se associar) ao Sindppd/RS, preenchendo a ficha de filiação (no site, está na seção “filie-se”) e entregando, assinada, na secretaria do sindicato. A contribuição é MENSAL, no valor de 1% do salário base.


DESCONTO ASSISTENCIAL:
é a contribuição feita para sustentar as campanhas salariais do Sindppd/RS, que resultam em melhorias nas condições de trabalho da categoria. A arrecadação é feita diretamente pelo Sindppd/RS, no FINAL de cada campanha salarial (da Procempa, Procergs, Serpro, Dataprev, BB Tecnologia e Setor Privado), portanto UMA VEZ AO ANO. Cada trabalhador contribui no final da campanha salarial de sua respectiva empresa ou área. Os valores são definidos nas assembleias pelos trabalhadores e variam de 1% a 2% do salário base.

Ao contribuir, não significa que o trabalhador é sindicalizado; para isso, é necessário associar-se ao Sindppd/RS, conforme dito na parte da sindicalização.

 

* O que era a CONTRIBUIÇÃO SINDICAL (antigo imposto sindical): imposto obrigatório cobrado UMA VEZ POR ANO (sempre descontado na folha de pagamento de Março) pelo governo federal, no valor equivalente a um dia de trabalho. Do valor arrecadado, os sindicatos recebiam 60%.

 

 

Sindicato forte é o que tem o trabalhador ao seu lado. Filie-se ao Sindppd/RS!


CLIQUE AQUI
 para conhecer o Sindppd/RS, o sindicato dos trabalhadores da TI no Rio Grande do Sul, e os serviços prestados pela entidade.

 

Ao decidir pela sindicalização, o trabalhador está optando por participar e, assim, fortalecer a entidade que organiza a luta em defesa de seus direitos. Atualmente, além de organizar e ser combativo nas campanhas salariais e na defesa dos direitos dos trabalhadores da TI, o valor arrecadado com a sindicalização têm permitido que o Sindppd/RS mantenha os serviços de assessoria jurídica, de saúde, de comunicação e de homologações de rescisões de contrato (na Capital e em Caxias do Sul) acessível a toda a categoria de TI gaúcha. Também é com esta contribuição que o sindicato mantém em funcionamento sua sede própria, localizada na Rua Washington Luiz, 186/ Centro Histórico -Porto Alegre (RS), que está disponível à toda a categoria.

O Sindppd/RS é um dos poucos sindicatos do estado, e até mesmo do país, que permite que os trabalhadores da TI se oponham ao desconto assistencial. Isso porque a gestão da direção do sindicato acredita que o trabalhador deve sustentar sua entidade, por vontade própria (e não obrigado), porque a reconhece como um instrumento de luta e de representação da categoria.

Nesse sentido, estamos sempre abertos a novas sindicalizações e convidamos, a todos os trabalhadores de TI, a fazerem parte efetivamente do sindicato, ajudando-o a manter os serviços prestados por ele e a luta da categoria gaúcha.

 

Filie-se ao Sindppd/RS!

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br