190909ato_serpro_lp_1_DESTAQUE

Não à privatização do Serpro e da Dataprev: ato defende empresas federais de TI!

0 120
image_pdfimage_print

 

O ato realizado nessa 2ª feira (9/09) na Regional do SERPRO em Porto Alegre (RS) foi um importante passo na luta contra a privatização do SERPRO e da DATAPREV. Dezenas de trabalhadores das duas empresas, parlamentares dos níveis municipal, estadual e federal, sindicatos e centrais sindicais levaram seu apoio e reforçaram seu comprometimento na luta em defesa das empresas públicas federais de TI (Tecnologia da Informação).

 

Clique nos links para acessar a cobertura do ato na mídia:

Jornal do Comércio: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2019/09/702262-ato-alerta-para-riscos-da-venda-de-empresas-de-ti.html#.XXfqrhwd4LU.whatsapp

Jornal Correio do Povo: http://www.sindppd-rs.org.br/nao-a-privatizacao-do-serpro-e-da-dataprev-cobertura-do-ato-do-dia-9set-no-jornal-correio-do-povo/

Rádio Guaíba: https://guaiba.com.br/2019/09/09/manifesto-contra-privatizacao-do-serpro-e-dataprev-e-realizado-em-porto-alegre/

 

Camisetas, cartazes “pirulito” e o banner deram o tom da campanha dos trabalhadores que denuncia a privatização do SERPRO e da DATAPREV pelo governo federal. “Em defesa da soberania tecnológica e proteção dos dados brasileiros” sintetiza bem a importância das duas empresas, que juntas desenvolvem e mantêm mais de 4,7 mil sistemas de TI em funcionamento para a Receita Federal, Previdência Social, Tesouro Nacional, DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), CGU (Controladoria Geral da União), TCU (Tribunal de Contas da União), ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e SEBRAE, num total de 150 empresas públicas e privadas e órgãos da administração. Da iniciativa privada atendida pelo SERPRO, estão as empresas UBER e 99 (aplicativos de transporte) e a HAVAN (rede de lojas de departamentos).


O ato foi transmitido ao vivo na página do sindicato no Facebook. Pode ser visto neste link:
https://www.facebook.com/sindppd/videos/457327991541356/


Fotos do ato neste link:
https://www.facebook.com/pg/sindppd/photos/?tab=album&album_id=2651590954873227&__tn__=-UCH-R

 

As falas dos convidados ressaltaram a importância estratégica do SERPRO e da DATAPREV para o desenvolvimento de tecnologia própria pelo Estado brasileiro, que tem o dever de proteger a sua população. Numa sociedade cada vez mais mediada pela tecnologia e pelo meio digital, as empresas de TI adquirem papel fundamental na disponibilidade de informações de forma integrada, na segurança dos dados e no desenvolvimento de sistemas que visem melhorar e agilizar a vida das pessoas. As duas empresas de TI que o governo federal e seu ministro, Paulo Guedes, querem vender para a iniciativa privada têm um profundo conhecimento nesta área – conhecimento construído durante décadas por seus funcionários, que o governo quer capitalizar com a desculpa de deixar a máquina do Estado mais “enxuta” mas que, na verdade, atende a interesses de grandes empresas privadas de TI.

Sindicalistas e parlamentares lembraram que outras categorias importantes estão na mira do projeto privatista do ministro Paulo Guedes, como os CORREIOS e TRENSURB. Parlamentares de oposição, juntamente com sindicatos e organizações sociais, estão criando uma frente nacional contra a privatização, que terá lançamento em breve na Capital gaúcha.

Também lembraram que não é a primeira vez que os trabalhadores dessas empresas públicas, inclusive os do SERPRO e da DATAPREV, precisam lutar contra a privatização. Na década de 90, durante o Governo FHC (Fernando Henrique Cardoso), houve uma tentativa de desmonte das empresas públicas para depois serem vendidas, mas a organização e a resistência dos trabalhadores impediu o ataque. Novamente, só com a luta dos trabalhadores, unidos e organizados, poderemos barrar mais esta ameaça de privatização!  

Participaram do ato o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; os vereadores Karen Santos e Roberto Robaina (PSOL); deputada estadual Luciana Genro (PSOL) e representação do gabinete da deputada estadual Sofia Cavedon (PT); deputados federais Fernanda Melchionna (PSOL) e Henrique Fontana (PT); representação do gabinete do senador Paulo Paim (PT); sindicatos dos metroviários (SINDIMETRÔ, que representa o TRENSURB) e dos trabalhadores no IBGE; centrais sindicais CSP-Conlutas, CUT e CTB.

 

Colega Hilda, PRESENTE!

Perto do encerramento do ato, a trabalhadora do SERPRO e diretora do Sindppd/RS, Mara Souza, fez uma menção em homenagem à colega e também diretora do sindicato, Hilda Dobal, que faleceu na semana passada. Hilda trabalhou mais de 30 anos no SERPRO e sempre esteve ativa na organização e na luta dos trabalhadores.  

Hilda, PRESENTE, hoje e sempre!

 

Colegas do SERPRO e da DATAPREV: a participação de todos e de todas no ato foi fundamental, mostrando às direções das empresas e ao governo federal que estamos vivos e fortes e iremos resistir!

Se você, colega do SERPRO e da DATAPREV, ainda está em dúvida, ainda há tempo de vir pra luta! Não tenha dúvidas, pois o governo e o ministro Paulo Guedes já decidiram que querem privatizar as duas empresas. Se você se importa com o SERPRO e a DATAPREV e confia no serviço que prestamos a todos os brasileiros, seu lugar é aqui com a gente, na defesa dessas duas importantes empresas públicas!

 

O momento nos exige tomar posição e ter certeza!
VEM PRA LUTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO SERPRO E DA DATAPREV!

 
Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br