Não à privatização da Procergs: relator da PEC 280 é definido na CCJ da Assembleia Legislativa

0 279
image_pdfimage_print

 

191015reuniao_CCJ_procergs_2191015reuniao_CCJ_procergs

Trabalhadores da CORSAN, do BANRISUL  e da PROCERGS lotaram o plenarinha. À direita, CT PROCERGS e o Sindppd/RS presentes

 

A PEC 280 (projeto de emenda à constituição), que derruba a obrigação de realizar plebiscito para a privatização da PROCERGS, CORSAN e BANRISUL, iniciou os trâmites legais nesta 3ª feira (15/10) na Assembleia Legislativa. Uma primeira reunião aconteceu na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), em que foi definido o relator do projeto: será o deputado estadual Elizandro Sabino (PTB).

Os trabalhadores da PROCERGS (integrantes da CT estiveram presentes), da CORSAN e do BANRISUL lotaram o plenarinho para pressionar os deputados que compõem a comissão a rejeitarem a PEC 280. O presidente da CCJ, deputado Edson Brum (MDB), que é da base do governo, declarou que é contrário não apenas à proposta que acaba com a obrigatoriedade do plebiscito, mas também contra a privatização das empresas e do banco público porque o governador Eduardo Leite se comprometeu em não vender o BANRISUL.

Além dele, temos outros três deputados na CCJ contrários à PEC 280: Luiz Fernando Mainardi (PT), Pepe Vargas (PT) e Juliana Brizola (PDT). Precisamos conseguir o apoio de outros 2 dos 12 componentes da CCJ, pois o governo precisa de 7 votos para que esta PEC vá à votação no plenário da Assembleia Legislativa.

 

 

Ao todo, a CCJ tem 12 integrantes titulares, veja quem são:

Edson Brum (MDB)
Gabriel Souza (MDB)
Luiz Fernando Mainardi (PT)
Pepe Vargas (PT)
Frederico Antunes (PP)
Sérgio Turra (PP)
Elizandro Sabino (PTB)
Luiz Henrique Viana (PSDB)
Elton Weber (PSB)
Juliana Brizola (PDT)
Tenente Coronel Zucco (PSL)
Fran Somensi (REPUBLICANOS)

 

 

Colega da PROCERGS: este momento é muito importante e delicado, pois se a PEC 280 passar pela CCJ da Assembleia Legislativa irá direto à apreciação de todos os deputados no plenário. Daí a importância de centrarmos forças para botar pressão nos parlamentares que compõem a comissão. As reuniões da CCJ ocorrem nas 3ªs feiras, a partir das 9h; é importantíssima a presença dos trabalhadores na Assembleia Legislativa para pressionarmos os deputados. Hoje, os trabalhadores da CORSAN e do BANRISUL estiveram em peso na reunião; nós, trabalhadores da PROCERGS, precisamos ir também. Não vamos deixar que os outros lutem por nós! Temos que nos somar e botar peso nesta luta!

Em Outubro passado, publicamos a entrevista que o Sindppd/RS fez com os dois candidatos a governador na época, Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB), sobre a TI gaúcha e a PROCERGS. Ao ser questionado se privatizaria a empresa, Eduardo Leite, hoje governador, respondeu que não via como uma possibilidade interessante para o Estado a privatização da PROCERGS.

 

 

Pois chegou a hora de cobrarmos a base do governo e, especialmente, o partido de Leite (PSDB). Mudaram de opinião agora?

E a nós, TRABALHADORES, cabe a defesa da PROCERGS e das empresas públicas. É hora de voltarmos a nos mexer, colega da PROCERGS! Participe das reuniões na CCJ! Divulgue nosso material. Fique atento e mobilizado!

 

À luta!

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br