Ministérios Públicos Estadual e de Contas (MPC) recomendam demissão da presidente da PROCEMPA por conflito de interesse

0 429
image_pdfimage_print

 

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (MPE) e o Ministério Público de Contas (MPC) emitiram parecer em que recomendam que o Conselho de Administração da PROCEMPA destitua a presidente Letícia Batistela imediatamente em até 30 dias. O pedido ocorre após denúncia feita pelo Sindppd/RS (sindicato dos trabalhadores da TI no RS), representante dos trabalhadores, ao MPC neste ano. O Ministério Público Estadual (MPE) também recebeu uma reclamação anônima expondo a mesma situação.

Os dois órgãos confirmaram que a condição de Leticia Batistela ser presidente da PROCEMPA (empresa pública de TI de Porto Alegre/RS), ao mesmo tempo em que ocupa cargos de direção em entidades de empresas do setor privado (FEDERASUL), inclusive na área da TI (ASSESPRO), representa um claro conflito de interesse. Batistela tem uma longa trajetória de atuação jurídica junto a entidades empresariais de TI, tanto no estado quanto em nível nacional, chegando a ser presidente da ASSESPRO/RS na gestão 2015/2016. No entanto, no início de 2021 também foi empossada presidente da empresa pública PROCEMPA pelo Conselho de Administração. O nome de Letícia Batistela foi indicado pelo prefeito Sebastião Melo.

A própria FEDERASUL, entidade em que Batistela ainda é diretora, mantém contratos de serviço assinados recentemente com a PROCEMPA.


CLIQUE AQUI
para acessar a decisão do MPC e do MPE

Durante a investigação das denúncias, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (MPE) e o Ministério Público de Contas (MPC) constataram que, em sua trajetória profissional, Batistela atuou “na defesa dos interesses das empresas privadas de tecnologia da informação, preconizando a participação das mesmas na agenda legislativa do Estado, sobretudo enquanto presidente da ASSESPRO/RS no biênio 2015/2016 e ocupante do cargo de Vice-Presidente de articulação política da Instituição, para o qual foi nomeada em 2018, quando da criação do Conselho de Inteligência Jurídica da ASSESPRO/ RS”.

No parecer, os órgãos citaram duas situações de 2021 em que ficou evidente a atuação das entidades empresariais, das quais Batistela integra, a fim de expandir a atuação do setor privado de TI na área pública. Na primeira, a ASSESPRO questionou a constitucionalidade do art. 67 da Lei Federal nº 12.249/201016, que permite que o governo federal contrate o SERPRO, uma empresa pública, para prestar serviços de TI sem licitação. O segundo caso é a lei que o prefeito Sebastião Melo conseguiu aprovar na Câmara de Vereadores neste ano, pela qual agora pode contratar qualquer serviço ou produto de TI da iniciativa privada sem precisar passar pela avaliação técnica da PROCEMPA.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (MPE) e o Ministério Público de Contas (MPC) notificaram a recomendação à presidente da PROCEMPA, Letícia Batistela; ao presidente do conselho de Administração da PROCEMPA, ao presidente da Câmara de Vereadores da Capital e ao prefeito Sebastião Melo. O descumprimento da destituição de Batistela no prazo determinado poderá levar a uma representação do MPC junto ao Tribunal de Contas (TCE/RS) e a ações judiciais no âmbito do Ministério Público Estadual.

 

Sindppd/RS

 

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

Similar articles

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br