Governo Lula pretende reformar estrutura sindical

0 22
image_pdfimage_print

Os sindicatos devem passar por profundas transformações durante o próximo governo. A CUT, de acordo com as afirmações que o presidente da Central, João Felício, já está preparada inclusive com um projeto.

A maioria dos sindicatos é sustentada de três formas. A primeira seria a contribuição sindical que equivaleria a um dia de trabalho dos associados. Dessa contribuição, 60% seria repassado ao sindicato, 20% para a federação e 20% para o Ministério do Trabalho. A segunda fonte seria a contribuição assistencial cobrada na ocasião da data-base da categoria mediante aprovação dos empregados em assembléia. Os sindicatos também sobrevivem com a mensalidade paga pelos sócios.

As modificações que os sindicatos vierem a sofrer estão incluídas na reforma sindical, um dos pontos do programa de governo de Luís Inácio Lula da Silva.

Para o economista do Dieese – RS, Ricardo Franzói, no próximo ano os sindicatos terão uma vida dura. “A alta taxa de desemprego somada a aceleração da inflação serão os desafios dos sindicatos. As representações dos trabalhadores terão que tentar recuperar o poder de compra de suas categorias que deve cair muito com o aumento da inflação”.

O economista afirma que a maioria dos sindicatos não se preparou para discutir que formas irão assumir as entidades durante a reforma.

A primeira reforma que deverá ser implementada pelo Governo Lula é a tributária. A previdenciária, a política, a estrutura agrária e as normas trabalhistas também passarão por reestruturações.

Fonte: Carolina Coronel/ Imprensa Sindppd-RS

sindppd

Ver todos os artigos de sindppd

A seção de comentários no site do Sindppd/RS quer incentivar o debate entre os trabalhadores de TI e o sindicato. Também é um canal de denúncias e informações. Portanto, NÃO SERÃO publicados comentários pornográficos, ofensivos a pessoas ou entidades e nem discriminatórios (racistas, homofóbicos, de gênero ou de classe); que contenham publicidade ou palavras de baixo calão; e nem comentários que façam afirmações caluniosas ou difamatórias, sem terem provas sobre o que está sendo dito. SOMENTE serão publicados comentários com endereços de emails válidos, os quais não serão divulgados.

Faça um comentário

Seu email não será publicado. *

Visite-nos

Rua Washington Luiz, 186 - Bairro Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

Telefones do Sindppd/RS:
Geral - (0xx51) 3213-6100
Secretaria - (0xx51) 3213-6121/ 3213-6122
Tesouraria - (0xx51) 3213-6117

E-mail: secretariageral@sindppd-rs.org.br